quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Comida de Boteco vira marca da Vila Juerana


Evento atraiu centenas de pessoas à comunidade da zona norte de Ilhéus
O 2º Festival de Comida de Boteco da Vila Juerana, que teve sua segunda edição realizada no sábado (4), mostrou ser um evento já identificado com a comunidade do litoral norte ilheense. Centenas de pessoas, de Ilhéus e outras cidades do sul da Bahia, participaram do festival, no qual foi servido o melhor da culinária da região e incentivada a cultura do empreendedorismo.
O Festival de Comida de Boteco é fruto de uma semente que foi plantada no ano de 2010 pelo Projeto Transformar, desenvolvido em parceria entre o Instituto Aliança e a Bahia Mineração (Bamin). A intenção era identificar um negócio que pudesse ser tocado pelos próprios moradores, permitindo-lhes um meio de aumentar sua renda. Na primeira edição, 31 pessoas da comunidade participaram de um curso de gastronomia, do qual nasceu uma competição para a escolha do melhor prato.
São esses mesmos moradores que continuam acreditando em seu próprio trabalho e na capacidade de produzir e crescer. Neste sábado, distribuídos em 11 barracas padronizadas, os participantes apresentaram um rol de iguarias, como frutos do mar, casquinha de siri e aratu, caldos, tapioca recheada e sarapatel, numa mistura de sabores que agradou o público.
“Todos estão muito animados, o festival foi um sucesso e, a partir de agora, se torna uma marca da Vila Juerana”, comemorava ao final do evento a comerciante Anita Alves de Souza, uma das participantes. Entre os responsáveis pela preparação dos quitutes, a satisfação por ter conseguido em um dia mais do que em um mês inteiro de trabalho.
A ideia é que os moradores utilizem as barracas, recebidas em doação, não apenas durante o Festival de Comida de Boteco, mas em outros períodos, principalmente nas épocas e maior fluxo turístico. Além das barracas, o grupo recebeu como incentivo todo o material de sinalização, como faixas, banners, camisas, bonés, cardápios e lixeiras ecológicas.
O diretor de Logística da Bamin, Aildo Fonseca, diz que a organização de grupos produtivos, a partir da identificação de vocações existentes nas comunidades, constitui a tônica da ação social apoiada pela empresa. “Tem sido muito gratificante para nós ver os moradores tanto da Juerana como de outras comunidades de Ilhéus revelarem seus talentos e descobrirem novas formas de gerar renda para suas famílias”, destaca Fonseca.
ESPORTE – Como na primeira edição, o Festival de Comida de Boteco teve uma parte dedicada ao futebol. Oito equipes amadoras participaram de um torneio, que teve a final disputada pelos times Juerana Azul x Porto Futebol Clube. A Juerana venceu pelo placar de 4 x 3 e foi a campeã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.