Considerado como um modelo na área de inclusão, as escolas da rede municipal de Ilhéus contam com um atendimento especializado através do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), dando suporte aos alunos que possuem algum tipo de deficiência. Atualmente a rede municipal de ensino de Ilhéus conta com uma equipe multidisciplinar formada por 10 profissionais que realizam serviço especializado de aprendizagem com alunos no período do turno oposto ao escolar, com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, além de outras deficiências como déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual.
A secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, informou que em 2011 o Crie comemorou 10 anos de atuação com a institucionalização, através do decreto de assinado pelo prefeito Newton Lima, formalizando e legalizando o seu funcionamento, oportunizando convênios e aquisições de recursos federais entre Prefeitura e FNDE. Ela explica que as unidades do Crie de Ilhéus são dotadas de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais especiais dos alunos, podendo estender-se a estudantes de escolas mais próximas.
O trabalho do Crie, conforme explica a secretária da Educação, oferece atendimento educacional especializado em recursos pedagógicos, conduzido por um professor capacitado, que suplementa alunos com altas habilidades e superdotação. Esse trabalho tem como foco alunos com limitações ou deficiências, dificuldades de comunicação, altas habilidades, além de deficiências como autismo, hiperatividade, déficit de atenção, dislexia, deficiência física, paralisia cerebral, dentre outros.
A rede municipal de ensino conta ainda com nove intérpretes de libras para atender aos alunos com necessidades especiais das unidades escolares, atuando juntamente com os professores nas salas de aulas, realizando a tradução simultânea na língua de sinais. Todo esse trabalho, segundo avaliou a secretária Lidiney Campos, faz parte de um projeto do governo municipal que visa a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.