Parlamentares que compõem a bancada petista do Nordeste estiveram nesta quarta-feira, 11, com a ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, para tratar da questã da seca no Nordeste. Segundo o deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, a intenção foi a de mostrar que o quadro não é mais possível de ser revertido e que é preciso agir com rapidez para salvar o que for possível da economia do semiárido nordestino.
“O que desejamos, em primeiro lugar, é a edição de uma Medida Provisória liberando recursos para atender os agricultores prejudicados, já que a safra de 2011 foi inteiramente perdida, e a de 2012 sequer chegou a ser plantada, o que exige esse aporte de recursos da parte do governo federal”, explicou Josias. Os parlamentares petistas reivindicaram, também, o incremento dos serviços de fornecimento d’água, através de carros pipas, extremamente necessários neste momento, além da constituição de uma comissão interministerial para tratar especificamente da seca no Nordeste.
A bancada petista solicitou, ainda, que Ideli encaminhasse junto à presidenta Dilma apelo para que cerca de 110.000 pequenos agricultores não fossem executados por conta de suas dívidas. “O TCU já obrigou os bancos a executarem milhares de agricultores, e, com isto, dentro em pouco estarão indo a leilão fazendas e mais fazendas no Nordeste”, lamentou Josias.
Ficou acertada para a próxima quarta-feira, 18, uma nova reunião com a ministra Ideli Salvatti, desta vez, com a participação de deputados federais e senadores de toda a região e de todos os partidos. “A intenção é a de buscar, com todas as forças, soluções possíveis ao problema da seca, e suas consequências, no Nordeste, e temos certeza de que, com a união de todos, e a sensibilidade do governo, haveremos de conseguir”, arrematou Josias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.