quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ilhéus ganha representação na CIB ligada à Assistência Social

O secretário da Assistência Social e Trabalho da Prefeitura de Ilhéus, Ari Silva Santos, foi eleito pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/Ba) um dos representantes na Comissão IntegestoraBipartite (CIB), para o biênio 2012/13. A eleição foi realizada quarta-feira (18), em reunião extraordinária e também elegeu os secretários da Assistência Social de outros municípios baianos

Foram eleitos, na condição de titulares e suplentes, respectivamente, os secretários de Assistência Social dos seguintes municípios: Metrópole – Salvador, Grande Porte – Barreiras e Ilhéus, Médio Porte – Jacobina e Cruz das Almas, Pequeno Porte II – Jaguaquara e Amargosa, Pequeno Porte I – Nova Canaã e Conceição do Almeida. Há cerca de seis anos que Ilhéus não participava com representação na CIB.

Segundo o secretário Ari Silva Santos, a CIB se constitui como um espaço de interlocução de gestores, sendo um requisito central em sua constituição a representatividade do Estado e dos municípios em seu âmbito, levando em conta o porte dos municípios e sua distribuição regional. Isto porque os seus membros devem representar os interesses e as necessidades coletivos referentes à Política de Assistência Social de um conjunto de municípios ou de todos os municípios, dependendo de a representação ser do gestor estadual ou municipal.

As CIB são instâncias com particularidades diferenciadas dos conselhos e não substituem o papel do gestor. “Cabem a essas um lugar importante para pactuar procedimentos de gestão a fim de qualificá-la para alcançar o objetivo de ofertar ou de referenciar serviços de qualidade ao usuário”, ressaltou Ari, informando, ainda, que participará, no período de 21 a 23 de março, do XIV Encontro Nacional do Coegemas.

Para Ari Silva Santos, a representação de Ilhéus no CIB será mais uma oportunidade de conseguir mais recursos para o Território Litoral Sul, cujos municípios atravessam por dificuldades, oriundas da introdução da vassoura-de-bruxa na lavoura cacaueira. “A chegada do fungo provocou um grave problema na economia, causando um enorme êxodo rural, inchando a periferia das cidades, o que resultou num dos maiores problemas sociais para a prefeituras”, revelou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.