terça-feira, 31 de janeiro de 2012

OBRAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA BENEFICIAM MORADORES DE ITACARÉ

Com recursos próprios, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está construindo um sistema de abastecimento de água para atender as localidades de Marambaia, Campo Seco e parte da sede municipal de Itacaré. O investimento, de R$ 1,3 milhão, vai levar água tratada e canalizada para cerca de 19 mil pessoas e melhorar o atendimento em áreas do município, que apresenta rápida expansão por conta da forte atividade turística. A conclusão do empreendimento está prevista para o final deste ano. 

Os moradores das duas localidades nunca tiveram água de qualidade nas torneiras de suas casas. Para se abastecer de água doce, eles caminham longas distâncias, todos os dias, até as fontes e voltam carregando baldes para encher tanques e reservatórios. “Um sofrimento”, relata André Luiz Lopes. “A gente aqui nunca viu água encanada. Eu mesmo nem sei como é chegar em casa, abrir a torneira e deixar a água correr, ainda mais sem a preocupação se está boa ou está ruim para beber”.
Tratamento 
A implantação desse sistema de abastecimento prevê a construção de uma estação de tratamento convencional, para realizar os processos de coagulação, floculação, decantação, filtragem e desinfecção da água bruta que será captada do Rio Jeribucaçu. A estação foi projetada para tratar 130 mil litros/hora e reaproveitar a água de lavagem dos filtros.

Para garantir a distribuição da água, a Embasa vai construir dois reservatórios, com capacidade para 150 e 200 metros cúbicos, e vai assentar 12 quilômetros de tubulação, incluindo adutora de água bruta, adutora de água tratada e rede distribuidora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.