segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ilhéus garante o reajuste de 22% para professores da rede municipal

Assinatura de Reajuste-Foto Mary Melgaço 

O município de Ilhéus é um dos primeiros do Estado da Bahia a cumprir o piso nacional dos trabalhadores em Educação, numa demonstração de compromisso com o ensino público. O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou na manhã desta segunda-feira (16) o acordo coletivo de trabalho firmado entre o Município e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APPI-APLB-Sindicato) garantindo, dentre outros itens, o reajuste de 22,22% para os profissionais de educação da careira do magistério, em caráter retroativo, incidentes sobre os salários a partir do mês de janeiro desse ano.
Pelo acordo, os novos salários, já com os reajustes, serão pagos na seguinte ordem: o reajuste referente ao mês de janeiro será pago na folha de maio; o do mês de fevereiro na folha de junho e a diferença do mês de março será paga na folha de julho. Além disso, o município de Ilhéus sai na frente e concedeu um reajuste de 8,5% para os demais profissionais do setor da educação, ficando bem acima da inflação de 6,5%. Outro avanço da categoria foi o reajuste de 6,5% no ticket alimentação para todos os trabalhadores em educação.
Ao assinar o acordo, o prefeito Newton Lima ressaltou a luta e a organização dos trabalhadores em educação e reafirmou que o reajuste salarial é mais uma prova inequívoca do compromisso da atual administração com o ensino da cidade. Já a diretora da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça, citou os avanços do acordo que garante benefícios para os trabalhadores em educação, destacou a sensibilidade do governo municipal com a categoria e assegurou que novos encontros, discussões e reuniões serão realizados com a Prefeitura de Ilhéus visando garantir ainda mais melhorias para os profissionais.
Assinatura de Reajuste-Foto Mary Melgaço 
A presidenta da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Ilhéus, vereadora Professora Carmelita Oliveira, citou que a assinatura do acordo significa um momento histórico na cidade, pois garante vantagens não somente para os professores, mas entende seus benefícios para todos os demais profissionais de educação. Ao cumprir o piso nacional, segundo destacou a vereadora, o prefeito Newton Lima dá uma demonstração de que é um gestor realmente comprometido com a educação. Professora Carmelita também citou outras conquistas dos profissionais de educação asseguradas na atual administração municipal, a exemplo do Plano de Carreira dos Trabalhadores e os reajustes salariais garantidos em todos os anos de gestão do prefeito Newton Lima, com índices acima da inflação.
Além do reajuste salarial, do cumprimento do piso nacional dos trabalhadores em educação e do aumento no valor do ticket refeição, o acordo coletivo celebrado entre a Prefeitura de Ilhéus e a APPI/APLB-Sindicato também prevê outros itens e conquistas importantes, a exemplo do pagamento do adicional noturno de 20% aos trabalhadores em educação que laboram a partir das 22 horas. O município também se comprometeu a promover a reforma e construção das escolas, como ferramenta pedagógica de atração dos alunos e melhoria de condições de trabalho, além de adquirir novo mobiliário para o funcionamento das creches e pré-escolas.
Ao assinar o acordo o município de Ilhéus também deu uma demonstração de respeito à democracia e ao direito dos trabalhadores. De acordo com o documento, o município não vai efetuar nenhum desconto no salário do trabalhador em educação que faltar o serviço para participar de assembléias convocadas pelo sindicato da categoria. A Prefeitura de Ilhéus também não vai obrigar os profissionais do magistério a reporem as aulas decorrentes da convocação da entidade de classe para participação nas assembleias dos trabalhadores.

Participaram ainda da solenidade de assinatura do acordo coletivo de trabalho o presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Edvaldo Nascimento (Dinho Gás), o vereador Valmir Freitas, os secretários de Governo e Ações Estratégicas e Educação, Ednei Mendonça e Lidiney Campos, respectivamente, que assinaram o documento, além dos demais secretários municipais, diretores de escolas e profissionais de educação das redes municipal e estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.