segunda-feira, 16 de abril de 2012

Saúde elabora estratégias para garantir atendimento aos pacientes com dengue

Mutirão da dengue  - foto Clodoaldo Ribeiro


As Ações e estratégias para o combate à dengue, através do colaboradores da Secretaria da Saúde continuam neste mês de abril, com a ampliação também da rede assistencial para os atendimentos aos pacientes portadores da doença. Segundo dados do Departamento de Vigilância à Saúde, até a última sexta-feira (13) foram notificados 824 casos de dengue no município, o que representando uma situação de epidemia de média incidência.
Com o crescimento no número de casos, a equipe da Saúde elaborou estratégias para atender a demanda de atendimentos nesta área. O Pronto-atendimento (PA) da Dengue, implantado no Hospital Geral Luis Viana Filho, é uma das opções para atendimento. Funcionando diariamente, profissionais de uma equipe formada enfermeiros, médicos e auxiliares realizam triagem e atendimento dos casos. Outra estratégia para ampliação da oferta de serviços é a capacitação sobre o combate à dengue para os enfermeiros da rede da atenção básica municipal, que irá ocorrer nesta quarta-feira (18).
Mutirão da dengue  - foto Clodoaldo Ribeiro 
O objetivo é fortalecer a assistência para que o atendimento da população com dengue também ocorra nos postos e unidades de saúde, principalmente dos casos que necessitam apenas de cuidados ambulatoriais, a fim de não sobrecarregar o pronto- atendimento no PA e ser mais uma opção para atendimentos. A capacitação ocorrerá no auditório da sede da Secretaria da Saúde, e será oferecida também para médicos e enfermeiros do Samu, e profissionais ligados ao PA.
Assim, a partir desta quinta-feira (19), as pessoas que apresentarem sintomas como dores no corpo, febre, dor de cabeça e manchas no corpo, poderão procurar atendimento especializado não só no PA da dengue, mas também no posto de saúde do próprio bairro. As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti continuam sendo realizadas todo o município. Além dos mutirões nos locais de risco, a equipe de endemias vem trabalhando na identificação dos focos, para o bloqueio de transmissão da doença.
Uma dessas medidas é ampliação da equipe de execução da máquina de fumacê costal (fumacê transportado por agentes). Os locais trabalhados são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas que são acompanhadas semanalmente pela vigilância epidemiológica da cidade. Os locais são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas que são acompanhadas semanalmente pela vigilância epidemiológica da cidade.
Um importante parceiro na luta contra a dengue é a população, que não deve descuidar de medidas simples de prevenção. Manter os quintais limpos, não deixar água parada e nem acumulada em vasos de plantas, pneus e garrafas, e sempre tampar tanques e reservatórios de água, auxiliam na prevenção da dengue e combate ao mosquito. É importante também receber os agentes de endemias em casa e realizar o trabalho em parceria. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.