segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO ATENDE MORADORES DO SUL DA BAHIA


Foto: GOVBA
Inaugurações e entrega de equipamentos nos municípios de Uruçuca e Itajuípe
Os 2,3 mil moradores do distrito de Serra Grande, no município de Uruçuca, receberam do Governo do Estado um sistema de esgotamento sanitário. Inaugurado pelo governador Jaques Wagner neste sábado (2), o sistema beneficia um dos mais importantes sítios de preservação ambiental do litoral sul da Bahia, região onde se encontra a terceira maior biodiversidade do mundo, com 20 quilômetros de praias primitivas em meio a águas claras e mornas, que dividem a paisagem com as ainda remanescentes fazendas de cacau.

“Esta obra significa meio ambiente e qualidade de vida. Em um primeiro momento estamos atendendo 53% da população, e vamos iniciar a segunda etapa para completar as ligações. Este trabalho já é uma condicionante de investimentos em meio ambiente, previsto no licenciamento do Porto Sul, que vai se juntar à Ferrovia Oeste Leste”, relacionou o governador.

Wagner disse que “o sul da Bahia é uma região muito especial, representa a mata atlântica, a nossa história. E o nosso governo tem se caracterizado por não concentrar os investimentos apenas na capital. Nos 500 mil empregos gerados na Bahia, de cada cem, 62% foram no interior do estado”.

Com investimentos de R$ 4,7 milhões, entre recursos dos governos federal e estadual, e próprios da Embasa, a obra beneficia também o grande número de turistas que visitam a região. Foram implantados 34,3 quilômetros em tubulações de diâmetros variados, como rede coletora, linha de recalque, emissário e interceptor e realizadas 500 ligações intradomiciliares.
Foram construídas, ainda, duas estações de bombeamento de esgoto e uma estação de tratamento, com capacidade para processar 21 litros de esgotos por segundo. Após processado, o efluente tem como destinação final o Rio Piaba, sem prejudicar a qualidade das suas águas.
Segundo o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo Oliveira, o Governo do Estado já entregou 68 obras de esgotamento sanitário outras 160 estão em andamento. “Para cada real investido no esgotamento sanitário, economizam-se cinco reais na área de saúde, porque reduz a incidência de doenças na população, principalmente nas crianças. Foram também entregues diversas obras estruturantes de abastecimento de água. Com isto, o programa Água para Todos é o maior programa de abastecimento do Brasil”. 

A comerciante Silmara Quirino é proprietária de um restaurante que já está interligado ao sistema de esgotamento. “Agora não tem mais mau cheiro, não entope mais, está ótimo”. Outro comerciante, Nerivaldo José de Jesus está feliz, mas é porque a casa onde mora também já recebeu a ligação. “Antes a gente usava fossa, tinha que fazer a limpeza, quando enchia vazava, ficava com cheiro ruim. Agora isso acabou”. Moradora de Serra Grande há onze anos, Maria Helena Peirão disse que a região é rica em nascentes, lagoas e outras riquezas naturais. “Toda esta área agora está sem usar fossa, sem poluir o lençol freático”.

Itajuípe - De Serra Grande, o governador foi para Itajuípe, onde entregou um mamógrafo, no valor de R$ 250 mil, para atender às mulheres da região. “O câncer de mama tem levado muitas mulheres à morte, e com o exame preventivo, a chance de recuperação cresce muito. Nós iniciamos um programa em 2011 e, agora em 2013, pretendemos ter alcançado um milhão de exames preventivos de câncer de mama”, disse Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.