quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Deputado quer cobrança de multa para propaganda enganosa de automóveis

Deputado quer cobrança de multa para propaganda enganosa de automóveisO deputado federal baiano Luiz de Deus (DEM) quer estabelecer multa em anúncios publicitários que divulguem automóveis dotados de equipamentos opcionais com valor de veículos de modelo básico.

 A intenção é proteger o consumidor de informações que possam induzi-lo a erro quanto ao produto ou serviço ofertado. “Infelizmente, é comum marcas fazerem propaganda enganosa, anunciar um carro por um preço sugerido bem abaixo da tabela original”, justifica. 

O parlamentar apresentou à Câmara Federal projeto de lei com base em informações de pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que compararam valores divulgados em anúncios de automóveis e concluem que a diferença de preço entre o modelo da foto e o que de fato corresponde ao valor mostrado varia de R$ 900 a mais de R$ 15 mil. 

A proposta altera a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, com a inclusão de um novo inciso no artigo 39 que permite a cobrança da multa. Para o deputado, ao estabelecer sanção, a lei funcionará não apenas com caráter repressivo, ao coibir a divulgação de publicidade abusiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.