sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CONSTRUÇÃO DO NOVO INSTITUTO COUTO MAIA REFORÇA SAÚDE NA BAHIA


Foto: Chico Ferreira
Sessão na Bovespa para definição da administradora do Instituto Couto Maia
Salvador terá um hospital especializado em doenças infecciosas e parasitárias. O vencedor da licitação para construção e administração do Instituto Couto Maia (Icom) foi conhecido nesta quinta-feira (24), na Bolsa de Valores de São Paulo. O Consórcio Couto Maia, formado pelas empresas MRM e SM Gestão Hospitalar apresentou a melhor proposta financeira para a gestão condominial, no valor de R$ 42 milhões anuais, montante estimado no edital de licitação.

De acordo com o secretário da Saúde, Jorge Solla, o Governo do Estado vai ser responsável pela disponibilização da equipe médica, grande parte composta por profissionais que atuam no atual Hospital Couto Maia e no Dom Rodrigo de Menezes, qualificados no tratamento de doenças infecciosas. Entre as doenças que poderão ser tratadas na nova unidade estão hanseníase, meningite e leptospirose. Outro objetivo é tornar o Couto Maia um centro de referência internacional em pesquisa no campo de doenças infecciosas.

Estrutura - 
O Icom terá 155 leitos, sendo 30 UTIs, e prestará atendimento de urgência e emergência e assistência ambulatorial. Será implantado ainda serviço de apoio diagnóstico com equipamentos de radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva, eletrocardiografia e eletroencefalografia. Também contará com centro cirúrgico e com a ampliação dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), além da implantação de agência transfusional, serviço de reabilitação e de logística. O projeto prevê a construção do memorial Couto Maia e Dom Rodrigo de Menezes.

O hospital, que vai ser construído em Salvador, é a segunda unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) a utilizar o modelo de gestão Parceria Público-Privada (PPP). O primeiro foi o Hospital do Subúrbio (HS). O contrato de concessão vai ser assinado em março e a previsão é que as obras sejam iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano, sendo concluídas em 2014.

Investimentos  - 
A estimativa é que a empresa vencedora invista R$ 97,3 milhões para a construção da unidade e para a aquisição dos equipamentos. As novas instalações do Instituto Couto Maia serão erguidas em Águas Claras, onde hoje funciona o Hospital Dom Rodrigo de Menezes, que está em fase final de desativação. 

O consórcio vencedor ficará responsável pela construção do hospital, pela manutenção predial e dos equipamentos, pela segurança, limpeza, higienização e fornecimento de alimento para os médicos e funcionários. “Para nós é um desafio esse tipo de investimento. Mas analisamos todas as possibilidades e aceitamos esse novo eixo de trabalho”, afirmou o representante do Consórcio Couto Maia, Emanuel Vasconcelos.

Dom Rodrigo de Menezes - 
O secretário Jorge Solla considera o encerramento das atividades do Hospital Dom Rodrigo de Menezes um resultado extremamente positivo para a saúde pública. “Não cabe mais na sociedade atual um leprosário. A modalidade de atendimento à pessoa com hanseníase é ambulatorial dentro dos serviços, como qualquer outra doença infecciosa”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.