sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

OFICINAS DE CAPACITAÇÃO MARCAM UM ANO DO PLANO VIVER SEM DROGAS


Oficinas de capacitação marcam um ano de implantação do Plano Viver sem Drogas
Sete oficinas voltadas a aproximar as instituições que trabalham direta ou indiretamente com usuários de drogas, para que passassem a se conhecer, se articular em uma perspectiva de rede, com o objetivo de obter um melhor resultado nas suas iniciativas. Essa é uma das diversas ações do Plano Viver Sem Drogas, que nesta sexta-feira (11), completa um ano de implantação no estado.

O plano é um marco na realização das políticas públicas voltadas para álcool e outras drogas e integra as ações do Programa Pacto Pela Vida, sendo coordenado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por meio da Superintendência de Acolhimento e Prevenção ao uso de Drogas e Apoio Familiar (Suprad). Em quatro eixos é subdividido - ampliação da Rede SUS, integração e qualificação dos dispositivos que lidam direta ou indiretamente com a questão do uso abusivo de drogas, prevenção ao uso de drogas e sistema complementar como os convênios da SJCDH com Comunidades Terapêuticas. 

A criação é resultado dos estudos da Câmara Intersetorial de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas e conta com a parceria de diversas secretarias de Estado e órgãos da administração pública. Uma das oficinas realizadas foi a de capacitação para implantação da Rede de Intersetorial Álcool, Crack e outras Drogas do Centro Antigo de Salvador, que aconteceu nos meses de junho e julho, com o propósito de elaborar o Guia Intersetorial Álcool e Drogas da Rede de Referência do Centro Antigo de Salvador, que será distribuído entre todas as instituições que compõem a rede de atendimento e a comunidade local.
Adesão dos municípios - Outra ação fundamental é a mobilização dos municípios para adesão ao Plano Viver Sem Drogas. A SJCDH reuniu no mês julho representantes das prefeituras e secretarias de saúde e assistência social dos municípios de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itabuna para apresentação das propostas do plano e pactuação de metas para cada contexto dos municípios envolvidos. 

“É fundamental a parceria com os municípios para que essa ação se concretize. Um dos maiores desafios de nossa secretaria é a interiorização de nossas ações. O que vai acontecer amanhã depende do que fazemos hoje como gestores”, afirmou o secretário da Justiça, Almiro Sena.
Comunidades Terapêuticas - Dez comunidades terapêuticas e centros de reabilitação sem fins lucrativos, localizados em nove municípios baianos, firmaram convênio com o Governo do Estado. As instituições prestam atendimento a pessoas com transtornos decorrentes de uso abusivo de substâncias psicoativas e dependentes químicos.

O publicitário Fabio Quadros, 37 anos, usou cocaína durante sete anos. Ele é um dos residentes da comunidade Terapêutica Cotefave, localizada em Vitória da Conquista, financiada pelo Governo do Estado, por meio da SJCDH. “Fui muito bem recebido. O lema da instituição é Portas Abertas, o índice de recuperação é alto, acordamos e dormimos respirando tratamento”.
Educação - Uma parceria inédita entre a SJCDH e a Secretaria da Educação lançou o Projeto Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia. Parte integrante do Plano Viver Sem Drogas, o projeto pretende alcançar, inicialmente, 22 municípios incluídos no PPV. O objetivo é fornecer os subsídios necessários à construção de uma política pública de enfrentamento das questões relativas ao consumo de substâncias psicoativas em ambientes escolares no estado.

A previsão é que nós próximos quatro anos, todas as escolas da rede estadual de ensino sejam atendidas pela ação, e que seu público alvo seja encaminhado a uma rede de acolhimento, visando o tratamento e a reinserção social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.