terça-feira, 2 de abril de 2013

LIDERANÇAS FEMININAS SERÃO DESTACADAS NA PUBLICAÇÃO MULHERES DE AXÉ



Duzentas personalidades femininas de terreiros de candomblé da Bahia são destaque no catálogo Mulheres de Axé, com lançamento nesta terça-feira (2), às 18h, no Forte Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner. A publicação reúne textos e fotos sobre a trajetória de ialorixás e outras lideranças religiosas na luta pela preservação das tradições, cultura e valorização das religiões de matriz africana.
A iniciativa é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Casa Civil, juntamente com Coletivo de Entidades Negras (CEN) e ONG Ação pela Cidadania. A solenidade terá a presença de secretários de Estado, representantes dos povos de santo, entidades do movimento negro, de mulheres, entre outros convidados.
A intenção é demonstrar a importância das mulheres negras no trabalho de combate à intolerância religiosa e às desigualdades. Foram mapeados terreiros das nações Bantu, Gêge e Nagô, com destaque para o perfil de liderança feminina comum à grande maioria destes espaços religiosos. O catálogo oferece um rico material de pesquisa para públicos diversos, a exemplo de pesquisadores, estudantes e cidadãos de um modo geral.
A maioria dos exemplares será distribuída gratuitamente em terreiros, bibliotecas, universidades, centros de pesquisa e equipamentos culturais da Bahia. O lançamento encerra as atividades do Março Mulher, que contou com um ciclo de mobilizações acerca da luta das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.