terça-feira, 9 de abril de 2013

OBRAS DO HGE 2 SÃO AUTORIZADAS E COMEÇAM ESTA SEMANA


Foto: Manu Dias/GOVBA
Assinatura de ordem de serviço para construção do Hospital Geral do Estado II (HGE II)
As obras de construção do Hospital Geral do Estado (HGE) 2 vão começar ainda esta semana. A ordem de serviço foi assinada nesta terça-feira (9), pelo governador Jaques Wagner, acompanhado do secretário da Saúde, Jorge Solla, no HGE, em Salvador. Na oportunidade também foi assinada a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Hospital Prado Valadares, em Jequié.

No HGE, serão investidos cerca de R$ 33 milhões para a construção da nova unidade, que terá dez salas de cirurgia e 200 leitos, sendo 50 de UTI (40 para adultos e dez de pediatria), distribuídos em um prédio de oito pavimentos.

Segundo Solla, o hospital será construído no terreno da antiga Escola de Formação Técnica em Saúde, que será demolida para dar espaço ao novo HGE 2. "O prazo de conclusão é de um ano e até o primeiro semestre de 2014 o novo prédio estará pronto", afirmou o secretário. Ele disse que o prédio também terá um novo centro de queimados.

Entre as especialidades, a população vai encontrar serviços de urgência e emergência, com uma equipe multidisciplinar formada por neurologistas, ortopedistas, enfermeiros, clínicos, urologistas, entre outros profissionais, além de dez salas cirúrgicas que se somarão às seis existentes no HGE 1.

De acordo com o governador Jaques Wagner o número de leitos do HGE vai praticamente dobrar. “Estamos dando melhores condições para que a unidade possa atender com mais presteza a população, aumentando o número de leitos, inclusive na área de UTI. A população está crescendo e com isso cresce também o número de acidentes, principalmente de moto, e infelizmente as demandas na área de urgência aumentam muito. Então, este equipamento é muito importante para os baianos”.
Queimados - O Centro de Tratamento de Queimados do HGE (CTQ), referência para o Estado na assistência aos queimados, será transferido para o HGE 2 e vai contar com nova estrutura e 22 leitos, de acordo com o diretor-geral do HGE, André Luciano Andrade. O local também vai contar com uma sala cirúrgica para pequenas cirurgias de queimados.

“Com toda a estrutura que esta unidade tem, em relação aos novos leitos, salas e enfermarias, além do CTQ, é praticamente um novo hospital. O HGE permanece como Hospital de Urgência de Emergência e de Trauma e o HGE2 dará o apoio necessário”, disse Andade.
Hospital Prado Valadares - Em Jequié, o Hospital Prado Valadares vai receber R$ 7 milhões em investimentos. “Vem aí o HGE 2, já estamos com as obras em curso para a ampliação do Hospital Roberto Santos e o mesmo acontece no Hospital São Jorge, que vai deixar de ser ambulatório e passar a ser um grande hospital de urgência e emergência”, informou o governador. Wagner afirmou que as obras do Hospital da Chapada, em Seabra, também já estão avançadas.Ainda de acordo com Jaques Wagner, o governo está investindo na construção e ampliação de outros hospitais no estado. “Até 2014 vamos triplicar o número de leitos de UTI em toda a Bahia”.

O secretário Jorge Solla afirmou que em breve haverá outras licitações para novas obras. “Vamos licitar reformas no Hospital de Base, em Vitória da Conquista, no Hospital Clériston Andrade em Feira de Santana e no Luis Viana Filho em Ilhéus”, reforça o Secretário Solla.
HGE completa 23 anos - A construção da nova unidade de saúde HGE 2 foi autorizada próxima ao dia em que o equipamento completa 23 anos, 10 de abril. O HGE, maior unidade hospitalar do Estado para assistência a urgência, emergência e trauma, possui 302 leitos, distribuídos em enfermarias e 36 leitos de UTI. De acordo com o secretário Jorge Solla, serão 500 leitos, somando-se os novos leitos do HGE 2 aos 300 que já existem. 

Para o diretor André Luciano, o tratamento de pacientes que sofrem traumas vai ser ainda mais eficaz. “Esta é uma nova unidade que se interliga à antiga. O HGE completa 23 anos de existência, a população aumentou, a demanda também e a unidade necessitava crescer. O nosso foco continua sendo o atendimento a traumas, que têm uma procura cada vez mais crescente por conta do aumento dos acidentes”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.