quarta-feira, 13 de junho de 2012

Atividades celebram o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Há mais de 10 anos implantado em Ilhéus, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, realizou na última quarta-feira (13) uma mobilização que uniu panfletagem, caminhada e palestras para alertar a população sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho infantil, comemorado no dia 12 de junho.

A campanha tem como finalidade enfrentar o trabalho infantil e a exploração que milhares de crianças enfrentam em vários pontos do país. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em respostas as atividades laborais feitas por crianças em vários países e que podem ser denunciadas através do Disque 100. O trabalho infantil é proibido por lei e as atividades realizadas pelo Peti, visam a retirada de crianças e adolescentes do trabalho degradante, humilhante e nocivo à infância. Alunos do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne participaram e deram apoio ao evento.
O Peti é um programa do Governo Federal que atende crianças e adolescentes entre seis e 15 anos que estão em situação de trabalho, risco e vulnerabilidade social. Após a identificação da situação de trabalho infantil realizados por órgãos como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Ministério Público, Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) a equipe do Peti entra em contato com a família para que essas crianças possam frequentar o espaço de convivência do programa no turno oposto ao escolar. Uma das condicionalidades exigidas para participar do programa é que a criança esteja matriculada e freqüentando a escola, com o mínimo de 85% de freqüência escolar.
Em Ilhéus, o Peti trabalha com mais de mil crianças, divididas em espaços socioeducativos espalhados nas áreas de maior vulnerabilidade social e também em distritos da cidade, como Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória, Banco do Pedro, Inema, Nelson Costa, Ponta da Tulha, Banco Central entre outros. Aprender brincando com atividades esportivas e de maneira lúdica, com valores culturais e de cidadania, é também um dos focos deste programa. O stand montado pela equipe nas proximidades do Teatro Municipal de Ilhéus apresentação de trabalhos realizados pelos alunos, fotografias, teatro de bonecos e orientação sobre o programa.
A coordenadora do programa em Ilhéus Rosana Muniz informa que o objetivo maior da mobilização é conscientizar a população de que o trabalho infantil é crime e como tal faz com que as crianças e adolescentes corram riscos, gerando consequências que serão carregados pelo resto da vida desses jovens. Para o secretário de Assistência Social do município, Ari Santos, as atividades do Peti representam uma forma de lembrar ao público que criança deve ser tratada como tal e não deve ser forçada a trabalhar pois com isso a infância dela poder ser perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.