quinta-feira, 21 de junho de 2012

ESTANDE DA BAHIA CHAMA ATENÇÃO DOS VISITANTES NA CONFERÊNCIA RIO+20


Som e imagem em alta definição em seis telas ‘touch screen’ estão disponíveis para quem deseja conhecer as ações do governo baiano, no estande da Bahia instalado no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro. Montado em material reutilizável, o equipamento tem despertado o interesse dos participantes da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) . 

Transformada no espaço global da Rio+20, a área livre de 150 mil metros quadrados em frente ao Riocentro, abriga stands de 31 países, 17 estados brasileiros, 18 agências do Sistema ONU, além de representantes do Legislativo, do Judiciário e de empresas privadas do Brasil. 

O espaço baiano chamou a atenção da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que conferiu a diversidade existente na Bahia, de forma interativa, por meio da instalação multimídia, em formato de caleidoscópio - os espelhos foram revestidos de garrafas pet -, onde as imagens escolhidas são projetadas e saltam às vistas. 

“O estande está muito bonito. Achei interessante a proposta de apresentar a diversidade existente na Bahia, de forma interativa”, declarou a ministra. O estado reúne quatro dos principais biomas brasileiros: o Litorâneo (mangues e restingas), a Mata Atlântica, a Caatinga e o Cerrado.
Amazônia Brasileira
Quem visita o Parque dos Atletas, além de conferir as ações que estão sendo desenvolvidas na área de sustentabilidade pelos estados brasileiros e países estrangeiros, tem acesso também aos debates, palestras e mesas-redondas, com temas que giram em torno dos dois eixos temáticos da Rio+20: a Economia Verde e a Erradicação da Pobreza.
“Nossa proposta foi trazer em conjunto as iniciativas dos nove estados que compõem a Amazônia Brasileira nas áreas de sustentabilidade, economia verde e inclusiva”, explicou a coordenadora da Secretaria de Planejamento do Amazonas, Silvia Jane Santos. No stand de 800 metros quadrados o público pode apreciar também um pouco da culinária local e seu rico artesanato.

A delegação do Espírito Santo priorizou a apresentação de três programas que estão sendo desenvolvidos nas áreas de inclusão social, reflorestamento e saneamento básico. No stand capixaba de 50 metros quadrados, ainda há a degustação de café orgânico. O estado está comemorando, em 2012, 100 anos de plantio do café.
Curiosidades
À beira da Lagoa de Jacarepaguá, no Parque dos Atletas, além de uma viagem pela diversidade nacional e mundial, há também curiosidades que chamam a atenção de quem visita o local, a exemplo do espaço da Eletrobrás e de Furnas, onde um simulador 5D produz respingos de água e rajadas de vento. No Pavilhão PNUMA, é possível jogar Rio Forward+50, game que leva o jogador a decidir como será o Rio daqui a 50 anos. O jogo mostra como as ações têm efeito no meio ambiente e incentiva a tomada de decisões de forma coletiva e consciente. Merece ainda destaque uma maquete inteligente instalada no Pavilhão do Qatar que simula as mudanças do clima em um bairro central de Doha, capital do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.