terça-feira, 5 de junho de 2012

Secretaria de Educação faz um balanço dos dois anos do Projeto Semear em Ilhéus



Um grande balanço sobre os dois anos do “Projeto Semear” em Ilhéus foi promovido na manhã desta terça-feira (5) pela secretaria municipal de Educação, no auditório da Justiça Federal, localizado no centro da cidade. O evento, que contou com a participação do palestrante Washington Silva, foi prestigiado por dezenas de professores, gestores escolares, pais de alunos e representantes de colegiados. O Projeto Semear (Sistema Municipal de Excelência ao Atendimento da Rede) é uma ferramenta de gestão, desenvolvida a partir do estudo minucioso das principais necessidades operacionais e estratégicas das instituições de ensino público e do atendimento às normas expedidas pelo Ministério da Educação.
“Através dele, temos hoje informatizadas todas as informações referentes ao nosso trabalho, como o número de alunos, professores, funcionários, merenda escolar, transporte, matrículas e estrutura física, entre diversos outros dados”, informa Rita Cristina Machado, chefe do setor de matrícula e estatística da Secretaria de Educação. Na visão dela, esse suporte vem agilizando e dinamizando o dia-a-dia das unidades da rede municipal de ensino, “realidade que favorece o próprio aperfeiçoamento da relação ensino/aprendizagem”.
Por sua vez, um dos gestores do Projeto Semear em Ilhéus, Bruno Degasperi, lembra que foi realizado há dois anos o recadastramento de todos os professores e promovido o cadastramento de todas as escolas municipais. “Isso sem falar no Levantamento da Situação Escolar (LSE), documento visto como obrigatório pelo MEC”, acrescenta. Além disso, Degasperi enfatiza que o projeto prevê a capacitação continuada, através de oito monitores e de um gerente contratados pela Empresa Expansão visando oferecer suporte técnico aos usuários do sistema.
O trabalho, que, na visão do gestor do Projeto Semear, objetiva promover a informatização total das escolas da rede municipal de ensino, já possibilitou o atendimento a todas as leis e normas estabelecidas pelo MEC. Outra informação de Bruno Degasperi é de que os usuários do sistema (professores, gestores escolares, pais de alunos e representantes de colegiados) possuem três grandes mecanismos de consulta: um 0800, um chat ‘on line’ e um endereço eletrônico.
Conquistas - O Projeto Semear, através de seu banco de dados, vem possibilitando, nas localidades onde foi implantado, uma gestão educacional integrada; uma maior interatividade com a sociedade, gestor público, gestor educacional, pais/familiares, e alunos e professores; melhoria qualitativa e quantitativa de processos internos; melhoria na administração da informação; maior agilidade no atendimento ao público; facilitação do processo decisório nas unidades escolares; e melhor planejamento das atividades, entre vários outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.