quinta-feira, 14 de junho de 2012

INVESTIMENTOS NO POLO DE CAMAÇARI, ATÉ 2015, PODEM CHEGAR A US$ 12 BILHÕES


Os recursos que vêm sendo investidos desde 2007 no Polo de Camaçari vão atingir a cifra de US$ 12 bilhões até 2015, número que representa o dobro dos investimentos realizados no complexo industrial nos primeiros anos de sua criação. Os novos empreendimentos que se instalarão na região nos próximos cinco anos vão gerar mais de 17 mil novos postos de trabalho, assim como uma demanda estimada de cinco mil profissionais para reposição de mão de obra.
O carro-chefe desse crescimento será a implantação do projeto acrílico da Basf em Camaçari, que vai operar a primeira fábrica de ácido acrílico e superabsorventes da América Latina, com um investimento superior a 500 milhões de euros, o maior aporte da BASF ao longo de sua história de cem anos na América do Sul. Em razão da perspectiva de novos investimentos para a região, a Prefeitura e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), em parceria com entidades empresariais e instituições de ensino elaboraram um documento que foi apresentado, nesta quarta-feira (13) à tarde, ao governador Jaques Wagner.
O documento aponta as necessidades de investimento tanto do setor público quanto privado para o desenvolvimento econômico e social da região nos próximos anos, estabelecendo uma agenda positiva com foco na preparação da infraestrutura e da qualificação de mão-de-obra para atender às novas demandas da indústria. O documento entregue ao governador pelo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, e pelo superintendente-geral do Cofic, Mauro Guimarães Pereira, acompanhados por entidades de classe da indústria e do comércio, e do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, resultou do Fórum Camaçari, Pólo de Oportunidades, realizado em março.
O governador Wagner reconheceu a importância da iniciativa, afirmando que os pedidos encaminhados ao governo da Bahia para o desenvolvimento de Camaçari serão analisados pelos órgãos competentes. “Junto com a iniciativa privada, faremos todo o esforço necessário para trazer mais emprego e renda para a Bahia, dando condições às empresas de se instalarem na região”, disse o governador. Dentre as sugestões apresentadas aà Wagner, está a implantação de uma extensão do parque tecnológico da Bahia nas instalações do Ceped, em Camaçari; a implantação da infraestrutura da área de expansão do Polo Industrial; ampliação da infraestrutura portuária e a duplicação da Via Atlântica e a transformação da Via Cascalheira em uma avenida de integração com a malha urbana.
O documento aponta, ainda, as ações que já vêm sendo realizadas pela prefeitura de Camaçari, Federação das Indústrias do Estado da Bahia e entidades do comércio, a exemplo da implantação de uma escola profissionalizante do Sesi/Senai em terreno doado pela prefeitura; implantação de um centro de formação profissional do Senac na orla marítima do município, área também doada pela prefeitura local, além da implantação do campus da Universidade Federal da Bahia, em terreno do município, para cursos voltados para o atendimento das necessidades das indústrias que se instalarão no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.