terça-feira, 19 de junho de 2012

Campanha de vacinação contra Poliomielite continua em Ilhéus


Poliomelite, pólio ou paralisia infantil é uma doença que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade, que acomete principalmente as crianças pequenas, pode ser prevenida através da vacinação. Por isso, no último dia 16 de junho foi lançada pelo Ministério da Saúde a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite.
Deverão ser vacinadas todas as crianças menores de cinco anos. No sábado (16) também foi considerado o dia D contra pólio. Em Ilhéus nesta data, foram instalados diversos pontos extras de vacinação em diferentes lugares da cidade. Somente neste dia foram vacinadas no município cerca de cinco mil crianças, o equivalente a 36,5%. A meta é alcançar uma cobertura de 95% de crianças na característica do público-alvo da campanha.
A vacinação também será realizada diariamente até o dia 6 de julho em todas as Unidades Básicas de Saúde e nos postos de atendimento do programa Saúde da Família. A partir de terça-feira (19) as localidades da zona rural também receberão equipes volantes para realizarem a imunização das crianças. A vacinação na zona rural acontecerá da seguinte forma: Sambaituba, dia 19; Aritaguá, dia 20; e Banco Central, dia 21. Haverá vacinação também em Banco do Pedro (22), Castelo Novo (25), Inema (26), Pimenteira (27), Couto (3), Santo Antônio (4) e Rio do Engenho (5).
Os pais devem lembrar ainda de levar o cartão de vacinação da criança. Muitos são os esforços para a erradicação global da pólio. Seguindo-se a uso disseminado da vacina contra a doença, a incidência de poliomielite declinou radicalmente nos países industrializados. Um esforço global para erradicação da pólio, liderado pela Organização Mundial da Saúde, Unicef e Fundação Rotary, começou em 1988, baseado na vacina oral contra pólio de Albert Sabin. Caso consiga-se erradicar a poliomielite do mundo, vacinas posteriores contra pólio serão desnecessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.