terça-feira, 19 de junho de 2012

Realizada em Ilhéus a aula inaugural do ProJovem Urbano


A secretaria municipal de Educação promoveu na noite desta última segunda-feira (18), no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, na avenida Canavieiras, em Ilhéus, a aula inaugural do ProJovem Urbano, iniciativa desenvolvida pelo governo federal, em parceria com as prefeituras. O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental (antigo 1º Grau). A proposta é buscar a reinserção dos participantes na escola e no mercado de trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades concretas de desenvolvimento humano e de exercício da cidadania.

De acordo com a assistente de coordenação pedagógica da Secretaria de Educação, professora Sueli Piovesan, o curso terá uma duração de 18 meses e acontecerá no IME-Centro, sempre no período da noite. Segundo ela, além do conteúdo relativo ao ensino fundamental, os 200 participantes também serão beneficiados com quatro cursos de qualificação profissional, inseridos na própria grade curricular e desenvolvidos na área de turismo e hospitalidade: comim, recepcionista, guia turístico e promotor de eventos.

“Também é importante ressaltar que o governo federal está oferecendo a cada um dos participantes um auxílio financeiro no valor de 100 reais”, informa Sueli Piovesan, após acrescentar que ainda restam 32 vagas. “Além de atenderem aos requisitos, como possuir entre 18 e 29 anos e ainda não ter concluído o ensino fundamental, os interessados devem comparecer ao IME, no período da noite, ou à Seduc, na avenida Soares Lopes”, afirma a assistente de coordenação pedagógica, salientando que           os alunos serão beneficiados ainda com aulas de informática uma vez por semana.

Durante a aula inaugural da última segunda-feira (18), o público pôde assistir a uma apresentação teatral do ator José Delmo que, na oportunidade, contou estórias e declamou poesias sobre Ilhéus, com ênfase para a cacauicultura e para o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. Na sequência, foi apresentado um vídeo com depoimentos de alunos de outros estados que enfatizaram a importância do ProJovem Urbano em suas vidas. O evento contou ainda com uma palestra da professora Sandra Milanesi e com as palavras de boas vindas da secretária de Educação, Lidiney Ferreira.

Segunda Aula - Nesta quarta-feira (20), a partir das 19 horas, a secretaria municipal de Educação estará promovendo, no auditório do IME-Centro, uma segunda aula inaugural, desta vez voltada para gestores, professores, supervisores, pais de alunos, profissionais de imprensa e diversos outros convidados, oriundos de vários setores da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.