terça-feira, 5 de junho de 2012

Saúde promove mutirões para o acompanhamento do Bolsa Família


Com o objetivo de aumentar o percentual de atendimento aos beneficiários do programa Bolsa Família, do Governo Federal, a Secretaria da Saúde de Ilhéus, através da Coordenação de Alimentação e Nutrição realiza mutirões em diversas localidades em horário e dias marcadas. As ações ocorrem com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Em Ilhéus, 18.691 famílias são beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Segundo a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria da Saúde, Andréa Spier, diversas condicionantes devem ser cumpridas e essas exigências têm como objetivo oferecer e garantir assistência básica de saúde, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e materna.
Nesta quarta-feira (6), será promovido um mutirão para atendimento do Bolsa Família no posto de saúde do bairro da Conquista. No dia 12 de junho, os atendimentos serão realizados na unidade Sara Kubitschek, no Parque Infantil. Já no dia 13 de junho, o atendimento será no Centro de Referência da Assistência Social (Cras do Banco da Vitória).
Dia 14 de junho, o atendimento para o Bolsa Família será feito na unidade de saúde do bairro Ilhéus II.  No dia 18, o bairro Teotônio Vilela receberá o atendimento na sede da Associação de Moradores. No dia 19, o programa Bolsa Família atendente no Cras da Estância Hidromineral de Olivença, e no dia 20 de junho, no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do bairro Nossa Senhora da Vitória.
Os beneficiários que não realizarem o acompanhamento da saúde podem sofrer penalidades como bloqueio e corte de benefício de renda. A coordenação do programa alerta que todos os beneficiários devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para realizar o seu acompanhamento pelo menos duas vezes ao ano. Os beneficiários também devem atualizar o seu endereço junto ao setor do Bolsa Família, na Secretaria de Assistência Social, e manter a frequência das crianças na escola.
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que tem a finalidade de efetuar a transferência direta de renda beneficiando milhares de famílias em situação de pobreza. Além dos programas complementares e da transferência, o Bolsa Família apresenta algumas condições para que o usuário receba o benefício. Essas condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.