sexta-feira, 16 de março de 2012

Agentes de endemias participam de capacitação sobre dengue


A Secretaria da Saúde de Ilhéus está realizando um planejamento estratégico para o enfretamento da dengue no município que contempla diversos tipos de ações. Entre elas estão a preparação dos profissionais de saúde do município através de oficinas e capacitações sobre a doença. Na última quinta-feira (15), foi realizado o Encontro dos Agentes de Endemia, no auditório da Secretaria da Fazenda. O próximo encontro será no dia 22 de março.
O objetivo do evento é mobilizar estes profissionais sobre a situação da dengue no município. Na oportunidade são apresentados os números de infestação em cada bairro, e salientado a importância do trabalho dos agentes, solicitando uma intensificação e empenho no trabalho dos próximos meses diante da perspectiva de epidemia.
Na próxima semana serão divulgados os números do 2° Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação) realizados neste ano, com os índices de infestação atualizados. Segundo os dados da Vigilância Epidemiológica do município, já se sabe que o número de casos está 25% maior em comparação ao mesmo período do ano passado (janeiro a março). Outro diferencial em relação aos anos anteriores é o aumento de casos de maior gravidade da doença.
Segundo o secretário Alexandre Simões, é preciso que todos os profissionais da saúde estejam preparados para enfrentar a situação de dengue no município, tanto para um correto atendimento dos pacientes quanto para a prevenção dos casos. Outras capacitações também estão sendo realizadas. Médicos e enfermeiros da atenção básica do município, que atendem os postos e unidades de saúde participaram de uma capacitação sobre manejo clínico da dengue.
Os profissionais foram divididos em quatro turmas, com duas capacitações ocorrendo em fevereiro e duas em março. Além disso, outra capacitação foi realizada gratuitamente neste mês de março, ministrada na quarta-feira (14) pelo médio Julio Diaz, e na da quinta-feira (15) pelo médico Edmundo Patury. O público-alvo foram todos os profissionais de saúde atuantes na rede de urgência do município, entre instituições públicas e particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.