quarta-feira, 14 de março de 2012

Prefeito Newton Lima visita assentamento Fazenda Bomfim e designa força tarefa

Representantes da Associação de Agricultura Familiar João Amazonas – antiga Fazenda Bomfim – localizada no km 26 da rodovia Ilhéus-Uruçuca, receberam nesta terça-feira (13) a visita do prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Acompanhado do vereador Gilberto Souza (Bel do Vilela) e dos secretários Ednei Mendonça (Governo e Assuntos Estratégicos), Marcelo Barreto (Segurança, Transporte e Trânsito), e Murilo Brito (Ações Regionais), Newton Lima participou de um encontro com representantes do assentamento. Na pauta: a criação de uma força tarefa para atender aos pedidos feitos pela comunidade.
O representante da associação, Osmar Santos, apresentou algumas solicitações dos assentados ao prefeito Newton Lima. A presença de um agente comunitário e de uma equipe do Programa de Saúde Familiar (PSF), pelo menos, duas vezes no mês foram algumas das reivindicações feitas pelo representante do assentamento. O assentamento da Fazenda Bonfim foi criado em 2004 e atualmente 75 famílias de pequenos produtores rurais residem no local, totalizando mais de 500 pessoas.
Solicitada pelo vereador Bel do Vilela, a reunião teve ainda como pauta melhorias no sistema de iluminação e a reforma da escola que funciona no assentamento. Os pedidos foram ouvidos atentamente pelo prefeito Newton Lima, que designou uma força tarefa para atender, dentro do prazo de 30 dias, os principais pedidos da comunidade. O prefeito reconheceu a importância da agricultura familiar e ressaltou a necessidade do escoamento adequado da produção. “O acesso aos serviços básicos, como saúde, educação e transporte, são prioridades do governo municipal”, assegurou.
O Secretário Murilo Brito explicou que a força tarefa incluirá melhorias da estrada que dá acesso ao local, já que nos próximos dias uma das frentes de trabalho responsáveis pelo serviço de manutenção das estradas vicinais estará na região de Parafuso, localizado próximo ao assentamento. Dentro dos próximos dias, uma equipe da Secretaria da educação será enviada ao local para analisar as condições estruturais da escola que funciona no local. Já uma equipe da pasta do Desenvolvimento Urbano realizará a manutenção do sistema de iluminação pública, com a troca de lâmpadas, braços de iluminação e fotocélulas.
A criação de transporte público no assentamento foi outro ponto colocado durante o encontro pelos assentados. A reivindicação será objeto de estudo pela Secretaria da Segurança, Transporte e Trânsito e levada às empresas que prestam serviço de transporte público municipal. De acordo com o secretário Marcelo Barreto, a demanda deverá ser resolvida dento do mais breve possível. “Já existe uma linha de ônibus que passa próximo ao assentamento, por isso esperamos que o pleito seja atendido e a comunidade beneficiada”, ressaltou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.