quarta-feira, 14 de março de 2012

Projeto de iluminação da orla de Ilhéus segue em ritmo acelerado


As obras de implantação do moderno sistema de iluminação da orla de Ilhéus, dentro do projeto denominado de “banho de luz”, seguem em ritmo acelerado e o primeiro trecho a ser beneficiado, que compreende desde o Porto do Malhado até o antigo Porto do Rio Cachoeira, passando por toda a avenida Soares Lopes, Praia do Cristo e avenida Dois de Julho, será concluído até o final do mês de março. O anúncio foi feito pelo prefeito Newton Lima após visita às obras, na tarde da última segunda-feira (12), acompanhado por técnicos da empresa que está executando os serviços e secretários municipais.
Somente nesse primeiro trecho do projeto banho de Luz estão sendo implantados 252 postos novos, com braços de luz e luminárias modernas, com lâmpadas brancas que vão iluminar toda a orla, inclusive a área de praia. Mas além do serviço de iluminação, a Prefeitura de Ilhéus vai realizar todo o serviço de limpeza e recuperação da orla, com a melhoria da pista de cooper, recuperação da ciclovia, além da capinagem e roçagem de toda a avenida.
De acordo com o prefeito Newton Lima, com a realização dessas obras a avenida Soares Lopes voltará a ser o mais bonito cartão postal da cidade, além de garantir a humanização do espaço, já que vai estar totalmente iluminada e muito mais segura. Logo após a conclusão desse primeiro trecho, as obras seguem para a avenida Litorânea Norte, que também receberá um moderno sistema de iluminação. Os novos postes já estão sendo implantados e a previsão é que esses serviços sejam também concluídos nos próximos 40 dias.
O projeto de iluminação pública da orla ilheense que está sendo executado envolve recursos da ordem de R$ 903 mil, oriundos do Governo do Estado, através da Secretaria da Infraestrutura. O secretário do Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, informou que além da colocação dos novos postes e luminárias, serão substituídos também cerca de 60% dos postes antigos, assim como os demais equipamentos, garantindo segurança e comodidade aos moradores e da população que utiliza a orla para a prática de atividades esportivas.
O “banho de luz” contempla, nesta fase contratada, três locais distintos da orla ilheense: a Orla Centro, da avenida Soares Lopes – do porto do Malhado ao porto antigo, incluindo a praia do Cristo e a avenida Dois de Julho –, e a Orla Norte, contemplando dois locais diferentes: a avenida Luiz Eduardo Magalhães, no Malhado, e a Praia do Norte – do bairro São Miguel ao bairro São Domingos. O diretor regional da Coelba, Carlos Morais, explicou que está sendo feita a troca e implantação de postes da rede de alta tensão, bem como da rede secundária, que sustentam as luminárias em todos os trechos contratados.
Mas o projeto de iluminação as orla de Ilhéus não para por aí. Ainda para o primeiro semestre deste ano, o prefeito Newton Lima assegurou que serão investidos recursos para a execução de mais um importante projeto, que é a iluminação cênica da Baia do Pontal. “Esse projeto de iluminação cênica é arrojado e que irá realçar, sobretudo, o aspecto visual de uma das áreas mais bonitas de Ilhéus”, ressaltou Newton Lima. Para isso, continua mantendo gestões junto à Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado para a liberação de novos recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.