sexta-feira, 30 de março de 2012

Prefeito de Ilhéus reivindica ao Estado obras paras as zonas urbana e rural


Com a proposta de ampliar a parceria com entre os governos Municipal e Estadual e assegurar assim importantes obras para a cidade, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou na última quinta-feira (29) de uma reunião em Salvador com o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, onde foram apresentados ofícios solicitando ao governador Jaques Wagner a realização de uma série de melhorias, investimentos e serviços que vão beneficiar não somente a zona urbana, como também os distritos, vilas e povoados do município. Na lista de obras importantes para a cidade, o prefeito solicitou a reforma das centrais de abastecimento do Malhado e Hernani Sá, a ampliação do sistema de abastecimento de água para atender a várias comunidades da zona rural e ainda a recuperação de diversas estradas vicinais do município.
Durante a audiência, que contou com a presença dos secretários de Governo e Ações Estratégicas, Ednei Mendonça, e das Ações Regionais, Murilo Brito, e ainda da deputada estadual Fátima Nunes (PT), o prefeito informou ao secretário sobre a importância da reforma geral das centrais de abastecimento das zonas Norte e Sul da cidade. De acordo com Newton Lima, essas unidades são os principais pontos de venda dos produtos agrícolas do município, especialmente os oriundos da agricultura familiar. Recuperar essas centrais de abastecimento, segundo o prefeito, significa oferecer mais conforto e higiene aos consumidores e garantir aos comerciantes e pequenos agricultores melhores condições de trabalho e mais oportunidades para aumentar suas rendas.
Outro ofício apresentado pelo prefeito Newton Lima durante a audiência com o secretário Rui Costa foi com relação à realização do serviço de abastecimento de água para atender aos distritos de Castelo Novo e Banco do Pedro, localidades de Ilhéus situadas próximas à adutora que abastece as cidades de Uruçuca e Itabuna. O prefeito também reivindicou a realização do abastecimento de água nas localidades da zona Norte de Ilhéus que se encontram na área que direta ou indiretamente serão afetadas pelo Complexo Intermodal Porto Sul, a exemplo de Vila Juerana, Carobeira, Aritaguá, Sambaituba, Urucutuca, Vila Olímpio, Ribeira das Pedras, Ponta da Tulha, Ponta do Ramo, Outeiro, Retiro e Tibina, cujo projeto já está em andamento na Embasa.
Newton Lima também solicitou, através de ofício destinado ao governador Jaques Wagner, a recuperação de estradas vicinais que ligam os distritos de Banco Central, Inema e União Queimada, a recuperação da BR-415 no trecho do distrito do Rio do Braço, em especial o chamado ramal do Jacarandá, e ainda a estrada que dá acesso às localidades de Santo Antônio e Rio do Engenho. O prefeito pediu ainda ao Governo do Estado que seja disponibilizada uma patrulha mecânica para auxiliar a recuperação e manutenção dos 1.100 quilômetros de estradas vicinais do município. Para atender a grande extensão de estradas do município, o prefeito solicitou ao Estado a disponibilização de cinco caçambas, uma patrol, uma pá-carregadeira, um trator de esteira e um rolo compactador.
Na audiência, o prefeito Newton Lima destacou que a parceria com o Governo do Estado tem sido importante para garantir uma série de melhorias para a cidade e que o governador Jaques Wagner vem se mostrando cada vez mais sensível na busca de soluções para os problemas de Ilhéus. O secretário da Casa Civil, Rui Costa, adiantou que todas as reivindicações serão encaminhadas ao governador e que parte dos serviços solicitados já deverá ser iniciada nos próximos dias, como forma de garantir melhores condições para os pequenos agricultores e, principalmente, para os moradores da zona rural de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.