quarta-feira, 14 de março de 2012

Ilhéus participa dos 25 anos da Fundação Casa de Jorge Amado


Neste mês de março a Fundação Casa de Jorge Amado, sediada em Salvador, comemora 25 anos de inauguração e para celebrar a data foi realizado um evento no último dia 7 na capital baiana. A solenidade faz parte do calendário comemorativo pelo centenário de Jorge Amado e a Fundação Cultura de Ilhéus (Fundaci) esteve representada no evento pelo presidente Maurício Corso.
Segundo Corso, a Fundação Casa de Jorge Amado e a Fundação Cultural de Ilhéus são consideradas fundações irmãs e parceiras de trabalho. “Em vista disso, não poderíamos deixar de prestigiar este evento”. A solenidade contou com a presença de parentes de Jorge Amado, do secretário de Cultura da Bahia, Antônio Albino Canelas Rubim, além de escritores, artistas e profissionais de imprensa.
Ressalta, ainda, Maurício Corso, que o centenário de nascimento de Jorge Amado se configura como oportunidade ímpar para fortalecer a parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador, no sentido de ampliar o conhecimento da vida e obra do escritor maior da Bahia.
Na oportunidade foi também lançado do livro “Catálogo Fotográfico Zelia Gattai – volume I – A Casa do Rio Vermelho: A Família”. A obra reuniu imagens marcantes da vida do autor, do ponto de vista da esposa Zélia. Ilustram o catálogo nesta primeira edição, aproximadamente 650 imagens. Ao todo, a Fundação Casa de Jorge Amado guarda um acervo de 29.788 negativos de fotografias de Zélia Gattai.
A diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, Miriam Fraga, prepara ainda o lançamento de outra obra para o mês de agosto de nome “Jorge Amado: memórias de alegria”. O livro reunirá artigos e ensaios sobre o aspecto da obra do autor baiano, além de depoimentos da autora sobre a vida de Jorge. O lançamento desta obra deverá ser realizado também em Ilhéus em agosto, além de um bate-papo com a autora.
A Fundação Casa de Jorge Amado é uma organização não governamental e sem fins lucrativos cujo objetivo é preservar, pesquisar e divulgar os acervos bibliográficos e artísticos de Jorge Amado, além de incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a vida do escritor e sobre a arte e literatura baianas. A Casa de Jorge Amado conta com uma exposição permanente de documentos, fotografias, livros, suas apropriações populares, adaptações e objetos relacionados. Também estão expostos prêmios recebidos por Jorge e fotos tomadas por Zélia Gattai, documentando o dia-a-dia do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.