sexta-feira, 16 de março de 2012

Prefeitura adota mudanças no sistema de coleta de lixo

 A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, implementa, a partir da próxima segunda-feira (19), uma série de mudanças no sistema de coleta de lixo da cidade. O objetivo é melhorar a limpeza pública, garantir a participação e a colaboração da comunidade e dar início definitivo ao programa de coleta seletiva em Ilhéus. Inicialmente o novo sistema de coleta será desenvolvido nos bairros da zona sul, mas a partir do mês de abril será adotado nos mais diversos pontos da cidade.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, explica que como parte das mudanças o município retomará o controle e a coordenação do sistema de coleta, assumindo a responsabilidade pela engenharia, sistematização de rotinas e condutas,  controle operacional e controle de qualidade. O novo sistema será controlado pela Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRS), que centralizará todas as informações e decisões sobre a limpeza publica, utilizando para isso os mais modernos sistemas de controle em tempo real, auxiliados por GPS, internet e telefonia.
Gerson Marques informa que a população terá acesso ao sistema via telefone ou internet, onde poderá solicitar ou reclamar falta de serviços e informar à central sobre oferta de lixo seletivo ou entulhos de construção, além de móveis e outros resíduos. Paralelo a implantação do novo sistema, o município em parceria com a imprensa e a sociedade civil organizada, fará uma intensa campanha de conscientização e educação sobre as práticas adequadas com o manejo do lixo.
Ainda como parte das mudanças, a partir de agora serão fixados horários de coleta em todos os bairros da cidade, iniciando pela zona sul. Para isso foi elaborado um calendário com o objetivo de permitir uma transição organizada entre o velho e o novo sistema. O calendário estabelece que na próxima terça-feira (20) será feita a divulgação dos novos horários de coleta por bairros para a zona sul, onde a operação será desenvolvida em fase experimental. A operação entrará em funcionamento nos bairros da zona sul, em caráter definitivo, no dia 26 de março. Já a Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos será inaugurada no dia 29 de março.
Nos bairros da zona norte e oeste o novo sistema de coleta de lixo começa a funcionar, em caráter experimental, no dia 30 de abril. No dia 3 de maio será feita a divulgação dos novos horários de coleta de lixo nesses bairros e já no dia 7 o programa começa a funcionar em definitivo. O secretário Gerson Marques alerta que após o pleno funcionamento do novo sistema o município fará forte atuação e fiscalização, em caráter punitivo, inclusive com a aplicação de multas para as pessoas que colocarem o lixo em horários errados ou que despejar resíduos em vias publica.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.