segunda-feira, 26 de março de 2012

Itacaré inaugura sede do CAPS e inicia nova fase


Em uma cerimônia que contou com grande participação da comunidade e tendo entre os convidados o deputado federal Edson Pimenta (PSD) e a vice-prefeita de Itajuípe, Sí Dantas, o prefeito de Itacaré, Antônio de Anísio, inaugurou no sábado, 24, a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). 
A unidade foi totalmente reformada e teve os serviços ampliados para atender também as crianças com problemas psiquiátricos e dependência química. Hoje, o CAPS conta com 170 pacientes cadastrados, que serão acompanhados por equipes formadas por médicos psiquiátricos, psicólogos, enfermeiros, assistente social, fisioterapeuta, educador físico e monitores de oficinas.
O prefeito destacou a importância do CAPS e lembrou que o município, nos últimos anos, tem desenvolvido ações sociais para oferecer serviços dignos para a comunidade. “Temos investido em muitas obras na sede e zona rural do nosso município, que tem um território enorme. Mas a nossa maior preocupação é com as ações para melhorar o atendimento aos moradores de Itacaré”, avaliou Anísio.
 
Conquistas
Já o deputado Edson Pimenta reafirmou o seu apoio ao governo municipal e lembrou que, nos últimos anos, a população de Itacaré conseguiu muitas conquistas em diversas áreas, principalmente na saúde. “No final do ano passado foi inaugurada, em Taboquinhas, uma unidade básica de saúde da família toda equipada. Também nesse governo foi ampliado o número de unidades da família. A verdade é que a saúde chegou às comunidades rurais e aos bairros”.
O secretário Municipal de Saúde, Ricardo Torres, observou que o CAPS é uma obra de grande importância social. Ele explicou que, com a unidade, evita-se o internamento das pessoas em manicômios. “Elas não precisam mais ser levadas para Itabuna e Ilhéus. Serão tratadas aqui mesmo. Além disso, foi montada uma estrutura para a valorização não só dos pacientes, mas também de seus familiares”.   
 Ricardo refere-se às oficinas de artesanato e culinária, que serão ministradas de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas. Serão servido almoço e lanches para os pacientes e seus familiares, que ficarão na unidade durante os dois turnos. 
O CAPS de Itacaré conta com sala de espera, consultório, farmácia, sala para oficinas, cozinha, quatro banheiros e sala de reuniões. A unidade está oferecendo serviços nas modalidades intensivas, semi-intensivas e não intensivas. Além de acompanhamento médico, os pacientes cadastrados recebem medicamentos.

Sugestões de legendas:

1-    Nova sede do CAPS é entregue à população de Itacaré.
2-    CAPS oferece uma estrutura completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.