quarta-feira, 28 de março de 2012

Técnicos da Seast passam por capacitação


Esta semana a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus desenvolveu junto aos seus técnicos um programa de capacitação. O treinamento foi realizado por uma equipe da Coordenação de Apoio à Gestão do Suas (CGES), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). O programa de capacitação foi iniciado no dia 26 e será encerrado no dia 30. O programa é específico para os funcionários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).
A capacitação foi iniciada com a equipe do Peti quando foram trabalhados temas relacionados ao trabalho infantil a as necessidades por quais as famílias dessas crianças passam. O Peti faz parte de um conjunto de ações que visa a retirada de crianças e adolescentes de seis até 15 anos do trabalho infantil. Em Ilhéus, o Peti é executado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho e conta com 18 núcleos do programa tanto na zona urbana quanto na zona rural da cidade. O serviço atende mais de mil crianças e adolescentes, oferecendo a estes oficinas de esportes, cultura e artes.
Dos dias desde terça-feira (28) até o dia 30 os orientadores sociais do Projovem estão realizando a capacitação, que passa por um debate sobre as preocupações e rumos a serem seguidos pelo serviço. O programa conta hoje com 50 coletivos, tanto na zona urbana como na zona rural e, atualmente, tem a participação de cerca de mil adolescentes.  As atividades do programa estimulam a convivência social através da participação cidadã, incentivando uma formação geral para o mundo do trabalho.
As equipes de técnicos das unidades dos Cras também estão aprendendo as técnicas passadas pelos funcionários da Sedes. O Cras é a “porta de entrada” para os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus e oferece serviços de orientação e proteção básica em áreas de vulnerabilidade e risco social. Em Ilhéus existem cinco unidades do Cras, nos bairros Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Barra, Olivença e Nossa Senhora da Vitória.
De acordo com a psicóloga da Sedes, Graça Áspera, “a capacitação para esses funcionários tem fundamental importância na formação e qualificação destes profissionais”. Além de explicações sobre o funcionamento dos programas, os técnicos também participaram de dinâmicas para entender a realidade dos beneficiários. Para o secretário de Assistência Social do município, Ari Silva Santos, “as capacitações da secretaria são contínuas e esta, em particular, é apropriada para qualificar os funcionários, no sentido de que possam prestar um melhor atendimento dos munícipes”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.