quinta-feira, 29 de março de 2012

GOVERNO DA BAHIA QUER LINHA DE CRÉDITO EMERGENCIAL PARA PEQUENOS AGRICULTORES



Governo da Bahia quer linha de crédito emergencial para pequenos agricultores


Para ajudar os pequenos agricultores que sofreram perda de safra por causa da seca na Bahia, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, solicitou quarta-feira (28) ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, a interferência junto ao Banco do Brasil e ao Banco do Nordeste para que seja lançada uma linha de crédito emergencial similar à concedida aos estados de Alagoas e Pernambuco em 2010, quando foram afetados pelas chuvas.

Foi solicitada também a prorrogação das parcelas de vencimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), já que a perda de renda comprometeu a quitação das prestações. “Os agricultores precisam reestruturar suas propriedades em função de prejuízos provocados com a forte estiagem”, disse Costa.

Em relação ao Garantia-Safra, indenização concedida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário aos agricultores que perderam, pelo menos, 50% da produção, o secretário pediu a Vargas a alteração dos critérios de avaliação de dados. “As soluções têm que se ajustar mais à nossa realidade”.

Costa pediu ainda que o ministério acelere a análise dos projetos de aproveitamento de água de poços com baixa vazão ou baixa salinidade para dessedentação animal apresentados pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), no valor de R$ 9 milhões. O ministro afirmou que analisará as demandas da Bahia com a prioridade que a situação exige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.