segunda-feira, 26 de março de 2012

Ilhéus ganha a construção de uma unidade do Creas

Uma unidade do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), espaço que oferece serviços especializados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, será construída no bairro do Malhado, na Zona Norte de Ilhéus. O contrato de repasse dos recursos foi assinado na última sexta-feira (23), no Palácio Paranaguá, sede da administração municipal, pelo prefeito Newton Lima e pelo gerente-geral da Caixa Econômica Federal, André Fabiano Prates Barbosa. A assinatura do contrato também foi prestigiada pelos secretários municipais de Governo, Edney Mendonça, da Infraestrutura, Paulo Goulart, da Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia, e Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto.
Pelo contrato de repasse, celebrado entre o Município de Ilhéus e a União, por intermédio do Fundo Nacional de Assistência Social, representado pela Caixa Econômica Federal, serão repassados, para a construção da unidade do Creas, um valor total de R$ 230.000,00 (duzentos e trinta mil reais). Ao município, caberá, a título de contrapartida, e dentro do cronograma financeiro, alocar ao contrato de repasse, o valor de R$ 6.958,07 (seis mil, novecentos e cinqüenta e oito reais e sete centavos).
Atualmente, de acordo com informações do secretário de Assistência Social, Ari Silva Santos, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) possui duas unidades no município, que funcionam em espaços alugados. Uma encontra-se localizada na avenida Uberlândia, no Malhado, zona norte da cidade, e a outra está situada na Ladeira da Vitória, ao lado do Hospital São José, Zona Central de Ilhéus.
De acordo com o projeto aprovado, a nova sede do Creas terá recepção, sala multiuso, duas salas de atendimento individual e duas salas de atendimento familiar, além de copa, banheiros e salas para a coordenação e para o setor administrativo. Com cerca de 216 metros quadrados de área construída, informam os técnicos da Prefeitura de Ilhéus, a unidade será marcada pelos mais rigorosos conceitos de acessibilidade.

Creas - O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros). A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção tem ênfase no acesso da família a direitos socioassistenciais, quase sempre por meio da potencialização de recursos e da capacidade de proteção.
O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando, sempre, a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, a unidade deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada. Para o exercício de suas atividades, os serviços disponibilizados pelos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.