sexta-feira, 30 de março de 2012

Coolimpa promove reunião com associados


A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa) realiza na próxima quarta-feira (4) assembleia geral para discutir a aprovação da admissão e saída de cooperados. A reunião acontece no galpão de triagem e beneficiamento da entidade, localizado no Aterro Sanitário do Itariri, km 12 da rodovia Ilhéus/Uruçuca. Atualmente, 28 catadores são associados à Coolimpa e fazem parte do projeto de requalificação do aterro, realizado graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
A intervenção, realizada pela empresa Itatiaia Engenharia, vencedora da licitação pública montada pelo Governo do Estado, se encontra em fase de terraplanagem, após a retirada de uma grande camada de lixo no aterro e finalização da construção do galpão de triagem. O projeto de requalificação terá quatro áreas: pátio de compostagem (conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos), resíduos hospitalares, resíduos sólidos e lagoa de tratamento do chorume (líquido originado de processos físicos, químicos e biológicos da decomposição de resíduos orgânicos).
A assistente social da secretaria da Indústria, Comércio e Planejamento, Emanuela Spínola, explicou que a reunião será de suma importância para definir um novo momento para associação. “O projeto de requalificação está caminhando para uma fase decisiva e a entidade está passando por uma série de adaptações no sentido de otimizar sua atuação, tanto para os associados, como para a comunidade”. Segundo Emanuela, o trabalho da cooperativa deve começar neste primeiro semestre, envolvendo a triagem de material reciclável, como vidro, plástico e alumínio, a prensagem e a posterior comercialização.
Além dos governos municipal e estadual, a iniciativa conta com o apoio de diversas empresas e instituições, entre elas a Compromisso Empresarial (Cempre) – entidade formada por um conglomerado de multinacionais –, que fará a doação de equipamentos que auxiliarão o trabalho dos associados da Coolimpa, a exemplo de prensa, balança e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), material que também será doado pelo Ministério Público Estadual.
Desde o projeto foi iniciado, a Prefeitura de Ilhéus deu início a uma série de ações com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida para os catadores e suas famílias. Mutirões de saúde e de inclusão nos programas sociais executados pelo Governo Federal, como Bolsa Família passaram a fazer parte da rotina dos catadores. Outra parceria estabelecida entre o governo municipal e a Coolimpa garantiu ainda que os catadores fossem inclusos no programa de habitação “Minha Casa, Minha Vida”, que está se encontra em estágio adiantado.
Criada em setembro de 2010, a Coolimpa tem como principal desafio promover, em regime coletivo, o trabalho sócio-produtivo de coleta e comercialização dos resíduos sólidos. Esse trabalho, segundo explicou a presidente da entidade, Deizemeire Souza, compõe uma das frentes do projeto de implantação da coleta seletiva no município, que será apresentado na próxima semana pela técnica do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Andrea Pitanguy e pela coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Conder, Ana Cristina da Purificação para a sociedade civil organizada e para os representantes dos órgãos que compõem o grupo de trabalho do projeto de requalificação.
O edital de convocação da assembleia geral encontra-se publicado no site do jornal  Oficial do Município: www.ilheus.ba.io.org.br em “Atos Oficiais”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.