quarta-feira, 28 de março de 2012

Secretário visita curso de Desenvolvimento Territorial em Feira de Santana

O secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues, visitou, no sábado (24), o curso de formação para o Desenvolvimento Territorial, realizado em Feira de Santana (BA), cujo primeiro módulo teve início na sexta-feira (23). O curso, uma iniciativa do Instituto Belgo-brasileiro de Cooperação para o Desenvolvimento Social (DISOPBRASIL), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Coordenação Estadual de Territórios (CET) e o Instituto Universidade Popular da Bahia, contou com apoio de professores da  Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), além de diversas organizações sociais.
De acordo com o secretário Jerônimo Rodrigues, a SDT, através do seu programa de formação, apoia iniciativas similares, em todo o Brasil, com o objetivo de consolidar a estratégia de desenvolvimento territorial implementada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), citando, como exemplo, um convênio firmado com a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) com esse propósito.
O secretário destacou ainda a importância da ação da Secretaria no processo de capacitação de agentes de desenvolvimento territorial. Jerônimo Rodrigues reafirmou o apoio da SDT para que este curso possa gerar frutos concretos na elaboração de projetos, inclusive no manuseio do Sistema Nacional de Convênios.
Segundo um dos coordenadores e membro da diretoria do DISOPBRASIL, Ildes Ferreira, não há como construir um processo de desenvolvimento sustentável sem conhecimento e sem a participação ativa da sociedade civil, através de suas organizações sociais. “Daí o empenho da entidade em promover momentos de processo de produção e partilha de conhecimentos com os dirigentes e as lideranças das organizações sociais e comunitárias que integram os Territórios de Identidade”, destacou ele.
Para João Alberto de Souza, membro da Coordenação Estadual dos Territórios(CET), o curso é o inicio da realização de um sonho para muitos dos representantes dos Colegiados Territoriais. “Em todas as atividades de monitoramento e avaliação das ações dos colegiados territoriais as questões do conhecimento em elaboração e gestão de projetos sustentáveis são abordadas como tema central para obtenção de bons resultados no desenvolvimento local e territorial”, enfatizou
Marília Mattos, da SDT, informou que a Secretaria e o estado da Bahia firmaram, em 2011, uma parceria através de um contrato de repasse no valor de cerca de R$ 2,4 milhões, que visa o apoio às atividades dos 27 colegiados territoriais e o investimento em projetos de formação, capacitação e comunicação. A execução do contrato será realizada pela Secretária Estadual do Planejamento através da Diretoria de Planejamento Territorial (DPT).

Sobre o curso
O curso será desenvolvido em 140 horas, distribuídas em 8 módulos com 16h/aula; 12 horas de orientação dos trabalhos ao longo do curso e monitoramento através de entidades parceiras.  Em 2012, serão duas turmas com 35 pessoas em cada, com a temática Gestão Territorial e Elaboração e Gestão de projetos Sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.