segunda-feira, 26 de março de 2012

Alto do Basílio realizou mutirão contra dengue no último sábado

A Secretaria da Saúde do Município, através da Vigilância a Saúde e da Coordenação de Endemias, realizou no último sábado (24) mais um mutirão de limpeza no Alto do Basílio. A programação de faxinaços tem sido realizada nos bairros com maiores índices de infestação do mosquito, como parte de um planejamento estratégico com ações para o combate a dengue em Ilhéus. Na sexta-feira (23), véspera do mutirão, foram entregues pelos agentes de endemias dois mil sacos de lixo.
A população do bairro foi orientada a realizar uma limpeza no quintal e áreas de sua casa, verificando se há possíveis locais para criadouro do mosquito. No sábado, durante o mutirão, os sacos foram recolhidos pelos agentes. Participou do faxinaço no Alto do Basílio a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, que realizou a limpeza e capinagem de terrenos do bairro. Além disso, a equipe presente também realizou o trabalho educativo com distribuição de material informativo e esclarecimento de dúvidas. O próximo mutirão será realizado no sábado (31), no Alto da Soledade.
Dados - Em março, o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira) foi realizado pela equipe da Vigilância a Saúde e já conta com novos dados sobre o índice de infestação no município. Os bairros com maior índice de infestação foram o Alto da Soledade com 26,2%, seguidos do Basílio (24,1%), Santa Inês (15,6%), Alto do Carvalho (15,4%), Ceplus (14,3%) e Banco da Vitória (14%).
De janeiro deste ano até a última sexta-feira (23), a Vigilância Epidemiológica notificou 378 casos suspeitos de dengue. Os bairros com maiores números de notificação de casos da doença foram o Malhado, 61 casos; Teotônio Vilela, 35 casos; e o Nossa Senhora da Vitória com 34 casos. Dessas notificações, três casos são de dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, e outros quatros são casos de dengue complexa.

Segundo chefe de endemias, Orlando Mendes, a população é o principal parceiro na luta contra a dengue e por isso não deve descuidar de algumas ações simples de prevenção. De acordo com Orlando, a maior quantidade de focos é encontrada em reservatórios de água, como tanques e tonéis, o que representa maior risco de disseminação. A população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.