sexta-feira, 30 de março de 2012

Professores de Ilhéus participam de capacitação na obra de Jorge Amado

No período de 22 a 24 deste mês, mais de 180 professores, coordenadores e multiplicadores das redes municipal e particular de ensino participaram de um “Workshop de Capacitação na Obra de Jorge Amado”. Ministrada por especialistas no universo amadiano, a capacitação aconteceu na Academia de Letras e na sede da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). A promoção, que incluiu a entrega gratuita de farto material didático, foi da Fundaci e da secretaria municipal de Educação, em parceria com a Companhia das Letras, de São Paulo.
Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, o workshop foi fundamental para estimular professores do município a utilizar a obra de Jorge Amado nas escolas, contribuindo, dessa forma, para a formação de novos leitores. “A proposta era capacitar educadores com o objetivo de ensiná-los a usar a literatura como ferramenta de cultura na sala de aula, deixando, a partir dessa prática, um legado importantíssimo para as futuras gerações, como parte das comemorações do Centenáriomais Amado do Brasil”, comenta Corso.
O workshop contou com a participação de professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos(EJA) e do EnsinoFundamental I e IIde redes públicas e particulares de ensino, com cargahorária suficiente para o desenvolvimento, em sala de aula, de aspectos variados, como narrativa, enredo/ação, espaço/cenário/contexto social, tempo/cronologia, personagens, foco narrativo, linguagens dos romances e, principalmente, um grande passeio pela vida e pela obra de Jorge Amado.
Ideia - O workshop sobre a obra amadianacomeçou a ganhar corpo depois de uma visita do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, à sede da EditoraCompanhia das Letras, em São Paulo. “A partir dali, começamos a alimentar a ideia de realizar a capacitação em Ilhéus, cenário vivo da obra de Jorge Amado, com um melhor aproveitamento daexperiência acumulada da Companhia das Letras, tanto no campo editorial, quanto no terreno da formação”.
Ainda segundo o presidente da Fundaci, numa avaliação preliminar, os professoresnão possuíam informações suficientes, nemtreinamento específico para fazer uso desta literatura no ambiente escolar. “Em função disso, a Companhia das Letras produziu ummaterial de apoio,intitulado Caderno de Leituras e elaborado com a participação de renomadosprofissionais da área de pedagogia. A finalidade era auxiliar os professores na mediação da leitura comalunos, propondo atividades e estimulando o uso e a fruição da literatura amadiana nesse contexto”, esclarece Maurício Corso. Os dois cadernosde leituras“A literatura de Jorge Amado” e “Ouniverso de Jorge Amado” foram distribuídos gratuitamente para todos os professores, que também receberam olivro “Capitães da Areia”, Catálogos 2012, sacolas e outros materiais didáticos.
Na opinião da secretária da Educação, Lidiney Campos, o projeto educacional encontra-se em plena sintonia com o objetivode homenagear o Centenário de Jorge Amado nas escolas, “valorizando a obra desse autor,que é um patrimônio da cultura brasileira, cultura que, diga-se de passagem, ele próprio ajudou a construir”, comenta a secretária, salientando que “valorizar essa obra monumental significa torná-la maisconhecida e lida por jovens e adultos”.
Amar - “Por muitos anos, o trabalho de Jorge Amado foi deixado de lado, sem recebero reconhecimento quemerece. Com vistas a valorizar esse patrimônio da cultura brasileirae formar novos leitores, nosso objetivo é destacar a importância cultural e histórica do escritor para reforçar a qualidade literária de seus livros e, assim, reavivar, no grande público, o estímulo à leitura. Nosso desejo é que, com isso, mais jovens e adultos venham a conhecer, a amar e arefletir a respeito da obra deste extraordinário contador de histórias e incomparável divulgadorda nossa queridacidade”, enfatiza o presidente da Fundaci, Maurício Corso.
Para que o projeto se realize a contento, prossegue Corso, produzindo frutos nos momentos posterioresao processo de formação, a secretaria municipal de Educação está adquirindo um novo acervo paracompor as bibliotecas das escolas. “Assim, alunos e professores passarão a dispor de um maior acesso às obrasde Jorge Amado, de modo a poderem realizar atividades de leitura em sala de aula e criar outros projetos capazes de envolver o trabalho do escritor”, ressalta.
As obras que estãosendo adquiridas são:Fundamental I (A bola e o Goleiro, A Ratinha Branca de Pé-De-Vento e a Bagagem de Otália, Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e O menino Grapiúna); Fundamental II (Jubiabá – quadrinhos -, A morte e a Morte de Quincas Berro D'água, ABC de Castro Alves, Capitães da Areia, Mar Morto, O Amor de Soldado e De Como o Mulato PorciúnculaDescarregou seu Defunto - conto ilustrado); Ensino Médio (Gabriela, Cravo e Canela, Hora da Guerra - não-ficção, Jubiabá, Os pastores da Noite, Os Velhos Marinheiros ou o Capitão-De-Longo-Curso, São Jorge dos Ilhéus e O milagre dos Pássaros) e EJA (A Ratinha Branca de Pé-De-Vento e a Bagagem de Otália, Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, O Menino Grapiúna, De Como oMulato Porciúncula Descarregou seu Defunto eO milagre dos Pássaros).
Atuais - Jorge Amado é um dos maiores nomes da literatura brasileira do século XX. Com um estilo singular, que incorpora ao texto de maneira natural e bem-humorada uma oralidade saborosa, o escritor cativou leitores no mundo todo. Décadas depois de escritos, os livros do autor continuam tão atuais como na época em que foram lançados. Num tempo em que quase não se falava desses assuntos, Jorge Amado tratou sem pudor de temas, como a mistura de raças, o sincretismo religioso, a situação dos meninos abandonados, a violência e os modos de convívio e de conflito que caracterizam as relações sociais no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.