sexta-feira, 18 de maio de 2012

Centro e zonas norte e oeste recebem horários definitivos de coleta, mas trabalho educativo continua


A partir desta segunda-feira (21) a Prefeitura de Ilhéus implanta, em caráter definitivo, os novos horários de coleta regular de lixo no centro e nas zonas norte e oeste. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Gerson Marques, nos próximos 30 dias, será intensificado o trabalho de divulgação desses horários assim como as ações educativas, para que a população continue atuando como parceira da iniciativa, descartando o lixo na porta no período correto. Essa programação faz parte do novo sistema de coleta de lixo que está sendo implantado no município.
Com o aumento do número de caminhões, o novo sistema tem avançado e possibilitado a realização de um serviço mais abrangente e eficiente. Na opinião de Gerson Marques, as novas medidas vão possibilitar que seja estabelecida a completa proibição do descarte de lixo naquela área, assim como em qualquer local e horário fora do previsto, evitando a criação de pontos de acúmulo de lixo, também conhecidos como lixões. “O flagrante da prática de descarte de lixo fora do horário e fora do local previsto implicará em multa”, ressalta.
Horários – As ruas do centro, as avenidas Princesa Isabel e Canavieiras, assim como os bairros Conquista, Pacheco e os altos da Bela Vista e Tapera vão receber os caminhões coletores sempre a partir das 16 horas. Na avenida Itabuna, a coleta será realizada às 7 horas. Já na zona norte, o bairro Malhado e os altos Amparo e Coqueiro receberão os caminhões coletores a partir das 16 horas. Nos demais altos e morros, assim como a avenida Esperança, Parque Infantil, Barra, Jardim Savóia, Iguape, São Domingos e São Miguel, o trabalho de coleta é realizado sempre a partir das 7 da manhã.
De Juerana até Sargi, também na zona norte, a coleta também é realizada às 7 horas, porém apenas nos dias de terça, quinta e sábado. Na zona oeste o bairro Teotônio Vilela é o único a receber o serviço de coleta a partir das 7 horas. Nos demais – Banco da Vitória, Vila Cachoeira e Salobrinho – os resíduos sólidos são coletados a partir das 16 horas. No bairro Salobrinho, o trecho que segue até o Atacadão Carrefour e Macro recebe a coleta, no horário semelhante ao de todo bairro e nos dias de quarta e sexta-feira.
O gerenciamento do novo sistema de coleta regular de lixo é controlado pela Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRS). O local centraliza todas as informações e decisões sobre a limpeza publica, utilizando os mais modernos sistemas de controle em tempo real, auxiliados por GPS, internet e telefonia. Paralelo à implantação do novo sistema, o município, em parceria com a imprensa e a sociedade civil organizada, vem realizando uma intensa campanha de conscientização e educação sobre as práticas adequadas com o manejo do lixo.
Programação de horários para coleta de lixo
 Centro, Zonas Norte e Oeste
Centro
Horários
Centro
16:00
Conquista
16:00
Av. P. Isabel
16:00
Pacheco / Bela Vista
16:00
Tapera
16:00
Av. Canavieiras
16:00
Av. Itabuna
07:00


Zona Norte

Basílio
07:00
Malhado
16:00
Altos e Morros do Malhado (exceto Coqueiro e Amparo)
07:00
Av. Esperança
07:00
Parque Infantil
07:00
Alto do Coqueiro / Alto do Amparo
16:00
Barra
07:00
Savóia
07:00
São Domingos
07:00
Iguape
07:00
São Miguel
07:00
Juerana até Sargí   (terça, quinta, sábado)
07:00


Zona Oeste

Teotônio Vilela
07:00
Banco da Vitoria
16:00
Vila Cachoeira
16:00
Salobrinho
16:00
Após o Salobrinho até o Atacadão/ Macro  (quarta e sexta)
16:00






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.