segunda-feira, 21 de maio de 2012

Seast distribui enxovais para gestantes do Cras


A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus vai realizar, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a entrega de enxovais para as mulheres que participam dos grupos de convivência existentes nos Cras. O evento está agendado para esta quarta-feira (23), às 13 horas, no auditório da Justiça Federal.
O secretário da pasta, Ari Silva Santos, afirma que essa ação do Cras demonstra a preocupação da entidade, que tem atenção especial voltada para a população carente. Ainda, segundo ele, a distribuição desses kits é uma forma de recompensar essas mulheres pela participação e compromisso com a proposta desenvolvida pela equipe do Cras.
Em Ilhéus existem cinco unidades do Cras instaladas nos bairros de maior índice de vulnerabilidade social. No município, as sedes se encontram nos bairros do Banco da Vitória, Barra, Teotônio Vilela, Olivença e Nossa Senhora da Vitória. Entre suas atividades, o Cras realiza palestras com temas relacionados principalmente à mulher, idosos e a família. O Cras tem suas unidades munidas com equipe multiprofissional, que realizam atividades com grupos de gestantes, idosos e encaminham pessoas da comunidade para atendimento de outros serviços da Assistência Social.
O grupo de gestantes recebeu palestras e oficinas sobre amamentação, DST e acompanhamento do pré-natal, durante o período da gravidez. Cerca de 100 mulheres irão participar do evento e receber os kits que será composto por 27 itens como banheira, sabonete, fraldas de pano e descartáveis, chupeta, mamadeiras, talco, colônia, algodão, manta, entre outros utensílios.  Após o nascimento da criança, as mães ainda serão acompanhadas por seis meses pelo Cras com orientações sobre vacinação de cuidados com o bebê e higiene.
O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. O trabalho do Cras visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.