sexta-feira, 25 de maio de 2012

Prorrogada campanha de vacinação contra gripe


As pessoas que se enquadram no público-alvo da campanha de vacinação – grupos considerados de risco, ou seja, que podem apresentar maiores complicações caso contraiam a doença – que ainda não se vacinaram contra gripe terão um novo prazo para se imunizarem. A campanha de vacinação foi prorrogada em todo o território nacional. Em Ilhéus, a campanha segue até a próxima sexta-feira, dia 1º de junho. A vacina está sendo oferecida em todos os postos de saúde da cidade, a fim de ampliar a oferta do serviço e imunizar o maior número de pessoas.  Com a ampliação do prazo final para campanha, a expectativa é de que esse número aumente ainda mais.
Estão incluídos no grupo descrito acima pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes, profissionais de saúde e indígenas. Em Ilhéus, a meta da campanha é imunizar 33.639 pessoas, segundo dados da Vigilância a Saúde do município. Com o tema “Proteger é cuidar”, a campanha teve início no sábado (5 de maio), data em que também foi realizado o “Dia D” contra gripe.
Os pais devem ficar atentos a vacinação para as crianças. Aquelas que receberão a vacina pela primeira vez serão imunizadas em duas etapas: na primeira ida ao posto de vacinação receberão meia dose, e 30 dias depois devem retornar para receberem a segunda dose. É importante que os pacientes não se esqueçam de levar o seu cartão de vacinação.
A imunização ainda é a melhor estratégia disponível para a prevenção da gripe e suas conseqüências, podendo evitar também o aparecimento de infecções secundárias e a transmissão do vírus. Segundo divulgação realizada pelo Ministério da Saúde a vacina é considerada completamente segura e a maioria dos seus efeitos adversos são caracterizados como leves. A vacina contra gripe é contraindicada apenas para aqueles que possuem alergia a proteína do ovo.
Proteção pode ser conseguida com medidas simples de prevenção diária. É preciso lavar as mãos frequentemente, ter uma boa alimentação, sempre se hidratar e evitar locais de pouca ventilação e com aglomerações, principalmente com a chegada do inverno. As campanhas contra gripe foram iniciadas em 1999 e, desde então, segundo dados do Ministério da Saúde, houve uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo da vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.