segunda-feira, 21 de maio de 2012

Projeto São João nos Bairros anima moradores do Malhado


 Considerado como um importante evento de resgate da tradição junina, o projeto São João nos Bairros, promovido pela TV Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, foi realizado no último domingo (20) bairro do Malhado, um dos mais populosos do município. Apesar das fortes chuvas, o público lotou a avenida Litorânea Norte para curtir o melhor do forró pé de serra, apresentado pelas bandas Furacão Vip e Xote Apimentado. Este ano, o São João nos Bairros, que acontece em Ilhéus e em Itabuna, está homenageando o centenário de duas grandes personalidades da vida cultural brasileira: o escritor Jorge Amado e o cantor Luiz Gonzaga.


Para garantir o sucesso do evento foi montada uma estrutura especial no bairro do Malhado, contando com barracas para a venda de bebidas e comidas típicas, espaços para brincadeiras tradicionais e um palco onde as bandas fizeram a alegria dos moradores. Também foram implantados banheiros químicos, gambiarras para melhorar o sistema de iluminação e grades de proteção para garantir mais segurança aos “forrozeiros”. A festa contou com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e dos agentes de trânsito, que montaram um amplo esquema de segurança e organização durante todo o evento.
Realizado pela primeira vez em Ilhéus, o projeto São João nos Bairros tem como principal objetivo levar a alegria e a tradição dos festejos juninos para os locais mais populosos da cidade. O primeiro bairro a receber a festa foi o Teotônio Vilela, no último dia 6 de maio, onde mais de quatro mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar, tiveram a oportunidade de curtir a alegria do São João. Depois do Malhado, o São João nos Bairros seguirá para o bairro Hernani Sá (popularmente conhecido como Urbis), no próximo dia 3 de junho. Encerrando essa primeira edição na cidade, no dia 17, a festa será realizada em Olivença, situada a cerca de 16 quilômetros da sede e considerada a única estância hidromineral do Brasil localizada em faixa litorânea.
Iniciado em 2011 em Itabuna, o São João nos Bairros é divulgado pela TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo de Televisão, por meio de chamadas de público, que informam a programação do evento, as principais atrações e alguns aspectos da estrutura. “Com esta iniciativa, e em parceria com as prefeituras de Ilhéus e Itabuna, a ideia é resgatar as tradições folclóricas da nossa terra, enriquecendo o nosso calendário festivo”, afirmou o diretor-executivo da TV Santa Cruz, Estácio Gonzaga.
Parque de Exposições – O projeto já é considerado como um aquecimento para a grande festa de São João que será realizada pela Prefeitura de Ilhéus. O prefeito Newton Lima e o secretário do Turismo, Paulo Moreira, garantiram que o São João de Ilhéus 2012 será realizado no período de 23 a 27 de junho, mais uma vez no Parque de Exposições, na rodovia Ilhéus/Canavieiras. No ano passado, o evento atraiu, todas as noites, milhares de pessoas da cidade e de vários pontos do sul do estado, que tiveram a oportunidade de curtir uma bela infraestrutura e o som de grandes atrações musicais. A programação desse ano do São João de Ilhéus será divulgada nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.