quinta-feira, 24 de maio de 2012

Saúde formaliza acordo com hospitais conveniados ao SUS


As emergências dos hospitais particulares credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Ilhéus voltaram a funcionar normalmente nesta última terça feira (22) para atendimento a população. A ação foi resultado de um acordo firmado pela Secretaria da Saúde de Ilhéus com hospitais privados da cidade que prestavam este tipo de serviço, tais como o Hospital da Coci, Casa de Saúde São Jorge (Hospital de Ilhéus) e o Hospital Vidamedi, em reunião realizada na última sexta-feira (18).

O acordo, já autorizado pelo prefeito Newton Lima, prevê uma contrapartida por parte da Secretaria da Saúde na realização de alguns procedimentos pelo SUS, oferecendo um valor diferenciado do que o praticado pela tabela do Sistema Único de Saúde. Essa ação deverá influenciar na manutenção do contínuo funcionamento desses estabelecimentos de saúde, a fim de ampliar a oferta de atendimento para casos de emergência na cidade, concentrada frequentemente no Hospital Geral Luís Viana Filho.
Com esse acordo, Ilhéus passa a contar com o atendimento de emergência pelo SUS nos hospitais Coci (referência nos casos de ortopedia), Hospital de Ilhéus (referência para pediatria) e o hospital Vidamedi, além do Hospital São José, que já vinha realizando seus atendimentos normalmente, e do Hospital Geral. Apesar do fornecimento desses subsídios a gestão administrativa e financeira das emergências desses hospitais continua sendo de responsabilidade dos próprios, e não da Secretaria da Saúde.
O secretario da Saúde do Município, Ronaldo Lavigne, avaliou positivamente a ação e disse que a abertura das emergências dos hospitais privados para atendimento ao SUS só tem a contribuir para a saúde da cidade, melhorando a qualidade do serviço oferecido a população. O secretario disse, ainda, que a equipe da secretaria continua empenhada em realizar um bom trabalho, o que deverá se converter em melhorias para o atendimento da saúde em Ilhéus.
O Cras atua também como porta de entrada para os serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e também para outros serviços de outras entidades que atendem ao público mais carente.
Em Ilhéus existem cinco unidades do Cras instaladas nos bairros de maior índice de vulnerabilidade social. No município, as sedes se encontram nos bairros do Banco da Vitória, Nossa Senhora da Vitória, Barra, Teotônio Vilela e Olivença. A coordenadora do Cras do Nossa Senhora da Vitória, Leli Guimarães, explicou que durante as palestras do grupo de gestantes, as mulheres participaram de discussões sobre particularidades da gestação, cuidados com a higiene e saúde da mãe e do bebê além da importância dos laços afetivos entre mãe, bebê e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.