quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cras entrega enxovais às gestantes

 A Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Sast) de Ilhéus promoveu, nesta quarta-feira (23), a entrega de 100 enxovais às gestantes assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) O evento foi realizado no auditório da Justiça Federal e contou com a presença do secretário Ari Silva Santos e da equipe de profissionais que atuam nos diversos programas.

Os kits são compostos por 27 itens, a exemplo de banheira, sabonete, fraldas de pano e descartáveis, chupeta, mamadeiras, talco, colônia, algodão, manta, entre outros utensílios. A vereadora Carmelita Ângela que participou do evento, parabenizou a iniciativa do Cras e afirmou que as mães são as peças fundamentais no desenvolvimento da sociedade. O secretário Ari Silva informou que uma das premissas é cuidar das pessoas que mais precisam e que essa atividade será continuada, no sentido de atender uma parcela mais vulnerável da sociedade.
A dona de casa Hanna Patrícia de Souza, moradora do bairro Ilhéus II, grávida do terceiro filho e que frequenta assiduamente o Cras do bairro Nossa Senhora da Vitória, afirmou que o tratamento e a atenção que recebe do programa são de ótima qualidade. Segundo ela, que participa pela primeira vez do grupo de gestantes, as palestras e as ações promovidas forma de grande importância no cuidado com a gestação e com o bebê. Para ela, o kit veio em boa hora, já que as condições financeiras não permitiam adquirir o enxoval. Durante o evento as participantes também assistiram palestra e tiraram dúvidas sobre a importância do aleitamento materno.
O Cras é um serviço do Governo Federal – gerenciado pelos municípios – que atrela ações de proteção e enfrentamento a situações de risco em áreas de vulnerabilidade social e que busca revitalizar laços e vínculos tanto entre famílias como também na comunidade, criando grupos de convivência com idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado. O Cras atua também como porta de entrada para os serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e também para outros serviços de outras entidades que atendem ao público mais carente.
Em Ilhéus existem cinco unidades do Cras instaladas nos bairros de maior índice de vulnerabilidade social. No município, as sedes se encontram nos bairros do Banco da Vitória, Nossa Senhora da Vitória, Barra, Teotônio Vilela e Olivença. A coordenadora do Cras do Nossa Senhora da Vitória, Leli Guimarães, explicou que durante as palestras do grupo de gestantes, as mulheres participaram de discussões sobre particularidades da gestação, cuidados com a higiene e saúde da mãe e do bebê além da importância dos laços afetivos entre mãe, bebê e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.