quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ilhéus é contemplada com unidade da Praça dos Esportes e da Cultura


O município de Ilhéus vai ganhar uma unidade da Praça dos Esportes e da Cultura, um projeto do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, que tem como objetivo levar esportes, cultura e cidadania para a comunidade. A unidade será implantada no bairro Nossa Senhora da Vitória, em frente a Fundação Fé e Alegria. E os trabalhos estão bastante avançados. No próximo dia 18 de junho acontecerá, no Anexo de Secretarias da Prefeitura de Ilhéus, a licitação para a escolha da empresa responsável pela execução dos serviços.
De acordo com o prefeito Newton Lima, a Praça dos Esportes e da Cultura vai contar com uma quadra poliesportiva coberta, unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Telecentro, biblioteca, cine-teatro, pista de skate, parque e área para leitura externa. Os serviços incluem recursos na ordem de mais de R$ 2 milhões. Além das obras da Praça dos Esportes e da Cultura, o bairro Nossa Senhora da Vitória será contemplado ainda com os serviços de recuperação das ruas e de iluminação pública que serão realizados pela Prefeitura de Ilhéus.
O coordenador de Gestão Digital da Prefeitura de Ilhéus, Robson Magalhães, explica que além desse trabalho de incentivo ao esporte, ao lazer e a cultura, o empreendimento vai também valorizar e beneficiar os imóveis do bairro Nossa Senhora da Vitória. “A Praça de Esportes e da Cultura será um importante instrumento de inclusão social e de transformação, além de valorizar o bairro com as obras e melhorias que serão feitas no entorno da praça”, complementou coordenador. Outra ação importante no trabalho de mobilização comunitária é o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, onde os moradores se sentem parte importante e integrante do projeto de implantação, gestão e funcionamento dos equipamentos da praça.
Todo o trabalho de acompanhamento das obras será feito pela Unidade de Gestora Local, que terá ainda o papel de fiscalizar a utilização dos recursos e o andamento dos serviços. Além das obras físicas, os trabalhos incluem também o serviço de mobilização social com a apresentação dos trabalhos para a comunidade, a realização de oficinas, discussões entre grupos e qualificação profissional. A gestão da Praça dos Esportes e da Cultura será de forma tripartite, incluindo o Governo Municipal, a sociedade civil organizada e a comunidade do entorno, uma forma muito mais transparente, democrática e participativa, onde todos os segmentos poderão administrar, acompanhar e zelar pelo equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.