quinta-feira, 24 de maio de 2012

Prefeito de Ilhéus considera importante participação de municípios na obra da Fiol

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, considerou oportuno o chamamento feito aos municípios para que eles possam participar do processo de desapropriação das áreas do traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. Segundo o prefeito, a ação empreendida em conjunto pelos governos Federal e Estadual irá contribuir para a aceleração do processo de construção do maior empreendimento construído na Bahia, que o Complexo Intermodal do Porto Sul.

A participação dos municípios foi assegurada no processo de construção da obra nesta quarta-feira (23), no Centro de Convenções de Ilhéus, através da assinatura de um termo de cooperação técnica para desapropriações. O encontro contou com a presença do secretário da Casa Civil, Rui Costa, do presidente da Valec, José Eduardo Castello Branco, além do prefeito de Ilhéus, das deputadas estaduais Ivana Braga e Ângela Sousa, bem como de outros municípios por onde a ferrovia será implantada.
Segundo o secretário Rui Costa, com a participação dos três entes federados vai dar mais celeridade às desapropriações da faixa de domínio da Fiol, permitindo que os trabalhos de implantação da ferrovia ocorram em menor tempo. A participação dos municípios será feita através de um trabalho de conscientização junto aos proprietários dessas áreas a serem desapropriadas, fazendo com que as desapropriações ocorram de forma amigável, no sentido de evitar o processo judicial.
As desapropriações dos trechos ocorrem desde 2010, resultando em 60% de áreas dos lotes 1, 2, 3 e 4 liberadas para a construção da ferrovia. O objetivo da estatal é completar a liberação desses quatro primeiros lotes até o final de junho. No total, a obra da Fiol conta com sete lotes.
O presidente da Valec calcula que somente os primeiros quatro lotes, compostos por 18 municípios, tenham 1.800 propriedades, sendo que mais da metade estão livres para a Fiol. Nos setes lotes, são mais de três mil locais a serem desapropriados. Para Newton Lima, esse compromisso assumido pelas prefeituras é mais uma afirmação do compromisso dos prefeitos com o desenvolvimento regional e das vantagens econômicas e sociais que serão proporcionadas pele empreendimento.
A Fiol cruzará todo o território baiano, passando por 33 municípios e, futuramente, será interligada à Ferrovia Norte-Sul, na altura de Figueirópolis (TO). Além da Fiol, haverá a construção do Porto Sul e do Aeroporto Internacional de Ilhéus. Conforme explicou o presidente da Valec, José Eduardo Castello Branco, todas as condições estão favoráveis, inclusive a sinalização positiva da aprovação dos projetos ambientais pelo Ibama.
que já está sendo analisado pelo Ibama, para o início das obras.

O prefeito Newton Lima explicou que além dessas reivindicações e melhorias já anunciadas, também foi solicitada pela Prefeitura de Ilhéus, através de ofício encaminhado ao governador Jaques Wagner, a ampliação do cais de atracação do Porto Internacional, uma vez que o mesmopossui 432 metros e são necessários mais 650 metros. Recentemente, durante visita àPrefeitura de Ilhéus, representantes dos Armadores de Turismo informaram que, para opróximo ano, estão previstas cinco atracações (estadias) de um novo navio que possui333 metros de comprimento. “A ampliação do cais poderá ser inserido no Projeto deDragagem de Aprofundamento, haja vista tratar-se de obras complementares”, argumentou o prefeito.
Além dos deputados Alberto Mourão e Geraldo Simões e dos dirigentes da Codeba, também fizeram parte da comitiva que visitou o Porto de Ilhéus os deputados federais Luiz Argolo (relator), Edinho Bez e Jaime Martins (membros titulares), a deputada estadual Ângela Souza, representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cruz, além de empresários, secretários municipais e presidentes de sindicatos da orla portuária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.