quarta-feira, 23 de maio de 2012

Prefeito participa de discussões sobre investimentos no Porto de Ilhéus


O prefeito Newton Lima participa nesta quinta-feira (24) de importantes reuniões e visitas na cidade, realizadas pela Subcomissão Permanente dos Portos e Vias Navegáveis da Câmara dos Deputados, para discutir sobre a necessidade de investimentos no Porto de Ilhéus. Durante o encontro, Newton Lima pretende mostrar aos deputados federais a atual situação do porto e os investimentos que devem ser feitos como forma de garantir o funcionamento desse importante terminal portuário. Essas reivindicações de investimentos já foram feitos pela Prefeitura de Ilhéus à direção da Codeba, em Salvador, e ao Governo do Estado da Bahia.
De acordo com a programação, às 8 horas o prefeito participa da visita ao Porto de Ilhéus, junto com deputados federais que fazem parte da Subcomissão Permanente dos Portos e Vias Navegáveis. Em seguida, a comitiva participa de uma reunião no auditório da Associação Comercial de Ilhéus, onde os problemas verificados serão pontuados e apresentadas as sugestões. O resultado desse trabalho será apresentado em reunião que acontecerá entre os membros da comissão e a direção da Codeba, ainda na tarde desta quinta-feira, em Salvador.
Fazem parte da comitiva que visitará o Porto de Ilhéus os deputados federais Alberto Mourão (presidente da Subcomissão Permanente dos Portos e Vias Navegáveis da Câmara Federal), Geraldo Simões (vice-presidente), Luiz Argolo (relator), Edinho Bez e Jaime Martins (membros titulares). A comitiva tem ainda como convidados representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), além de assessores, vereadores e autoridades regionais.
Solicitações - Os investimentos do Porto de Ilhéus vêm sendo reivindicados há vários meses pelo prefeito Newton Lima, com objetivo de complementar a infraestrutura e as facilidades logísticas que surgirão com a implantação do complexo intermodal, empreendimento que inclui porto, aeroporto e ferrovia. Dentre as melhorias, o prefeito Newton Lima solicitou ao governador Jaques Wagner, através de ofício, a realização de obras importantes no Porto Internacional de Ilhéus. No documento encaminhado no mês de abril, o chefe do Executivo ilheense também destacou a importância do tradicional terminal portuário, que, segundo ele, uma vez modernizado, vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento regional.
Entre as obras solicitadas, destaca-se a execução de dragagem para recomposição da profundidade do canal de acesso, bacia de evolução e área frontal ao cais comercial para dez metros e meio. A referida intervenção, que está sendo tratada como dragagem de manutenção junto à Secretaria Especial de Portos, tem a elaboração do respectivo projeto em andamento na Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).
A dragagem também foi outra obra solicitada pelo prefeito Newton Lima, desta vez para elevar a profundidade do canal de acesso, bacia de evolução e área frontal ao cais comercial para 14 metros. Após salientar que, nesse caso, ainda não existe projeto executivo, Newton lembra que as reuniões para tratar desse assunto já foram iniciadas pela Secretaria Especial de Portos junto à Codeba. “Trata-se de uma obra de grande importância para a modernização do equipamento. Além disso, o material proveniente da sua execução servirá para recompor as praias do São Miguel e São Domingos em cumprimento, por parte da União, da sentença de reparação de danos expedida pela Justiça Federal”, informou o prefeito.
A terceira solicitação feita pelo prefeito Newton Lima ao governador Jaques Wagner foi a ampliação do cais de atracação do Porto Internacional, uma vez que o mesmo possui 432 metros e são necessários mais 650 metros. Recentemente, durante visita à Prefeitura de Ilhéus, representantes dos Armadores de Turismo informaram que, para o próximo ano, estão previstas cinco atracações (estadias) de um novo navio que possui 333 metros de comprimento. “A ampliação do cais poderá ser inserido no Projeto de Dragagem de Aprofundamento, haja vista tratar-se de obras complementares”, diz.

Investimentos - Por fim, Newton Lima solicitou a construção de um terminal de passageiros ao lado do Porto Internacional. No ofício, o prefeito informa que existem empresas interessadas no projeto, cabendo à Codeba dar início às tratativas, inclusive com a atualização do Plano de Zoneamento de Áreas do Porto de Ilhéus (PDZ) e com o lançamento da licitação e dos respectivos editais. “Ao vermos o nosso porto inserido na logística do complexo intermodal Porto Sul, temos a certeza de que a Bahia está descentralizando a atração de investimentos, pois se trata de dois equipamentos de grande relevância, complementando-se um ao outro, o que facilita a captação de investimentos capazes de gerar empregos, renda e impostos para a cidade de Ilhéus, para toda a região e, consequentemente, para todo o Estado”, enfatiza o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.