sexta-feira, 18 de maio de 2012

Creas promove caminhada contra pedofilia

 Crianças e adolescentes participaram nesta sexta-feira (18) da grande caminhada promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) pelas ruas do centro de Ilhéus. A caminhada teve início na praça Castro Alves, percorrendo a avenida Soares Lopes, percorreu outras ruas, alertando a população sobre o perigo e as consequências da pedofilia.

Nesta data – 18 de maio – é comemorado em todo o Brasil o Dia de Luta por conta de um crime brutal envolvendo a estudante Araceli Cabrera Santos de apenas oito anos de idade, que foi estuprada e teve o rosto desfigurado por queimaduras. O incidente ocorreu em Vitória, no Espírito Santo, em 18 de maio de 1973, e os culpados do assassinato nunca foram punidos, por conta da omissão e do silêncio da população.
Participaram da caminhada crianças e adolescentes de vários institutos educacionais da cidade, como a Escola Municipal Heitor dias, Instituto Nossa Senhora da Piedade, Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne e Escola Municipal Temístocles Andrade. Após a caminhada, os participantes assistiram palestras e compartilharam de brincadeiras oferecidas pelos Creas Violência na rua Jorge Amado, nas proximidades da Fundação Cultural de Ilhéus.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) oferece acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Seu público-alvo é formado por crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias, que sofreram ou sofrem algum tipo de violação de direitos, ameaça ou violência física, sexual ou psicológica.
Em Ilhéus, o número de atendimentos de vítimas de exploração sexual tem crescido ultimamente e a falta de denúncia desses casos faz com que crianças, jovens e mulheres permaneçam sofrendo essas agressões. A proposta do Creas Violência é combater e enfrentar este tipo de violência, com o apoio da sociedade e através de atividades que resgatem nestes indivíduos a autoestima e desenvolvimento pessoal.
O secretário de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Ari Silva Santos, acompanhou as atividades desenvolvidas pelo Creas e parabenizou pela dedicação. Ele ainda informou que essas atividades desenvolvidas pelo Creas estão voltadas para a melhoria da sociedade e ao enfrentamento e prevenção de situações extremas como o abuso e a exploração sexual.
Disque 100
Para informar casos de pedofilia e abusos em geral qualquer pessoa pode ligar para o serviço do Disque 100. O Disque Denúncia Nacional é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual. É um canal de comunicação da sociedade com o poder público para avaliar o grau do abuso e facilitar a busca e identificação de casos. O serviço é gratuito e a pessoa que denunciar não será identificada.  Além do Disque 100, as pessoas podem entrar em contato também pelo email, disquedenuncia@sdh.gov.br e obter informações pelo www.disque100.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do JORNAL ILHÉUS NEWS. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.